Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Em caso de sintomas de enfarte, não pense em ir para o hospital sozinho

Quando se tem sintomas de ataque cardíaco é expressamente necessário chamar o 112.

Em caso de sintomas de enfarte, não pense em ir para o hospital sozinho
Notícias ao Minuto

11:47 - 29/11/15 por Notícias Ao Minuto

País Saúde

Os alertas dos médicos e das entidades de saúde têm alertado para a necessidade de chamar assistência médica quando forem reconhecidos sintomas de enfarte agudo, já que esta é a forma mais eficaz de resistir sem quaisquer lesões.

Porém, e apesar da quantidade de alertas, 63% dos doentes com que sofrem um enfarte não chamam o INEM e preferem deslocar-se para o hospital pelos próprios meios.

Segundo os dados do ‘Stent for Life’, citado pelo Jornal de Notícias, esta decisão faz com que 46% das pessoas vão para unidades hospitalares sem capacidade para realizar angioplastias primárias. Com esta decisão, há cerca de 115 minutos perdidos com a deslocação para outro hospital.

“Não dá para pedir à mulher para fazer uma massagem ou tomar um chazinho a ver se a dor passa”, explica João Oliveira, cardiologista de intervenção do Hospital de Santo António, acrescentando que o INEM leva o doente até ser assistido, não passando sequer nas urgências.

Relembre-se que um ataque cardíaco ocorre devido a uma obstrução das veias coronárias e formação de um coágulo, fazendo morrer as células do coração. O grande problema está no tempo que demora a haver a desobstrução, a demora pode levar a maiores sequelas e mesmo à morte.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório