Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

GNR termina campanha junto dos condutores de tratores agrícolas

A GNR termina hoje a campanha de sensibilização junto dos condutores de tratores agrícolas que teve como objetivo transmitir conselhos de segurança para reduzir a sinistralidade envolvendo este tipo de veículos.

GNR termina campanha junto dos condutores de tratores agrícolas
Notícias ao Minuto

06:42 - 29/11/15 por Lusa

País Sensibilização

Durante a operação, que começou a 14 de novembro, os militares transmitiram conselhos de segurança através de contactos pessoais e ações em sala, realizadas em todo o país, com o objetivo "de reduzir a sinistralidade resultante da utilização de tratores agrícolas".

A Guarda Nacional Republicana registou, no primeiro semestre deste ano, 91 acidentes com tratores agrícolas que provocaram 27 mortos e 27 feridos graves.

Segundo aquela força de segurança, o maior número de acidentes ocorreu nos distritos de Viseu (15), Leiria (11) e Castelo Branco (nove).

Os dados da corporação indicam também que, ao longo do ano de 2014, registaram-se 210 acidentes com tratores agrícolas, que provocaram 80 mortos e 79 feridos graves.

De acordo com a GNR, os distritos com mais acidentes foram, em 2014, Bragança (26), Castelo Branco (22), Leiria (21) e Viseu (20).

Aquela força de segurança refere que o capotamento é a principal causa de morte dos condutores de tratores.

Para combater os acidentes com tratores agrícolas, a GNR aconselha os condutores para fazerem a manutenção do veículo, utilizar os acessórios de iluminação e sinalização, frequentarem ações de formação teóricas e práticas e não conduzir sob efeito de álcool, fadiga ou excesso de velocidade.

A GNR lembra ainda os condutores dos tratores agrícolas que as estruturas de proteção, como o arco de "Santo António", podem evitar a morte ou reduzir a gravidade dos ferimentos, além de não sobrecarregarem o veículo, nem transportar passageiros "à pendura".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório