Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Professores querem que Expressão Básica seja reposta no 1.º ciclo

O Sindicato dos Professores da Madeira entrega na segunda-feira no Tribunal Administrativo e Fiscal uma providência cautelar contra a Região Autónoma da Madeira para reposição da disciplina de Expressão Plástica no currículo do 1.º ciclo do ensino básico.

Professores querem que Expressão Básica seja reposta no 1.º ciclo
Notícias ao Minuto

14:43 - 28/11/15 por Lusa

País Providência

Margarida Fazendeiro, do Sindicato dos Professores da Madeira (SPM), disse à agência Lusa, que a providência cautelar que o Sindicato vai interpor apela "a uma decisão rápida no prazo de 48 horas".

A 07 de outubro, o SPM entregou no Tribunal Administrativo e Fiscal (TAFF) uma ação administrativa especial com o mesmo objetivo mas não recebeu da Secretaria Regional da Educação (SER) "qualquer decisão, nada foi alterado" e o "pedido de uma reunião com a tutela espera ainda uma resposta".

Ao contrário do que se passa no resto do país, a Expressão Plástica faz parte das modalidades artísticas do 1.º ciclo do ensino básico, englobando a Expressão Plástica e a Educação Musical e Dramática.

"Na Região Autónoma da Madeira (RAM) apenas está a ser ministrada a Educação Musical e Dramática e a Expressão Plástica foi remetida para complemento da atividade de enriquecimento do currículo, com caráter facultativo", explicou.

Margarida Fazendeiro realçou, no entanto, que a Expressão Plástica "faz parte do currículo obrigatório" dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico (do primeiro ao quarto ano).

Segundo o Observatório do Sistema Educativo da RAM, no ano letivo 2013/2014 existiam 12.000 alunos no 1.º ciclo do ensino básico, distribuídos pelo ensino público (9.407); pelo privado dependente do Estado (2.577) e privado independente (16).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório