Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Solteiras a uma 'votação' de acederem a tratamentos de infertilidade

Em Portugal, as mulheres solteiras não podem recorrer a tratamentos de procriação medicamente assistida. Várias clínicas privadas já reportaram dados de aumento de procura destes tratamentos lá fora, mas o paradigma pode estar prestes a mudar.

Solteiras a uma 'votação' de acederem a tratamentos de infertilidade
Notícias ao Minuto

21:50 - 26/11/15 por Notícias Ao Minuto

País Votação

Amanhã, dia 27 de novembro, os deputados dos vários partidos juntam-se para votar a legislação que permite o acesso de todas as mulheres à Procriação Medicamente Assistida.

A gestação de substituição, que foi aprovada na anterior legislatura em Assembleia mas acabou por não ser promulgada, irá ser votada novamente esta semana apenas para casos clínicos graves, como o caso de mulheres que perdem o útero na sequência de uma doença oncológica ou que nascem sem útero mas com ovários.

Ou seja, que poderiam engravidar se tivessem oportunidade para tal. A gestação de substituição já foi aprovada em países como o Brasil e a Bélgica, destaca em comunicado enviado às redações a Associação Portuguesa de Fertilidade.

"É de conhecimento público que são inúmeras as famílias portuguesas que necessitam de se deslocar ao estrangeiro para poder ter um filho. Não faz sentido que assim seja. E também não é justo que as mulheres que sofreram uma doença oncológica, tiveram um acidente ou nasceram sem útero, não possam igualmente realizar o sonho de ser mães”, comenta Cláudia Vieira, Presidente da Associação Portuguesa de Fertilidade, citada no mesmo comunicado.

“A aprovação desta legislação vai ser um marco na área da fertilidade, permitindo a mudança da vida de muitas famílias", destaca Cláudia Vieira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório