Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 13º MÁX 26º

Tribunal decide hoje recurso do caso Rui Pedro

O Tribunal da Relação do Porto revela esta quarta-feira a decisão sobre o recurso interposto pelo Ministério Público (MP) e pelos pais de Rui Pedro, a criança de Lousada que se encontra desaparecida desde 4 de Março de 1998.

Tribunal decide hoje recurso do caso Rui Pedro
Notícias ao Minuto

06:33 - 27/02/13 por Lusa

País Porto

O recurso visa a decisão tomada há pouco mais de um ano - em 22 de Fevereiro de 2012 - pelo tribunal de Lousada de absolver o arguido Afonso Dias, que a família de Rui Pedro acusa de ter raptado o então menor de 11 anos. O tribunal de Lousada absolveu o arguido por falta de provas.

A família de Rui Pedro e o MP não se conformaram com essa decisão e recorreram para o Tribunal da Relação do Porto que, no passado dia 06, ouviu hoje as alegações finais das três partes: advogado Ricardo Sá Fernandes, que representa os pais de Rui Pedro, o magistrado Amaro Neves, pelo MP, e o advogado Paulo Gomes, em nome do arguido.

Ricardo Sá Fernandes considera que a Relação não tem outra solução que não seja mandar repetir o julgamento. "Mas não excluo a hipótese de o tribunal ter elementos para poder decidir já, em definitivo", acrescentou, em declarações prestadas então à comunicação social.

"Se o Tribunal da Relação confirmar a decisão da primeira instância, a não ser que haja uma questão de inconstitucionalidade, a decisão é definitiva", disse ainda o advogado, após ser questionado sobre se poderá recorrer para o Supremo Tribunal se os juízes mantiverem a absolvição de Afonso Dias.

Nas alegações, Ricardo Sá Fernandes reafirmou a sua tese de que o acórdão de primeira instância está "inquinado" por declarações dos primeiros inspectores da Polícia Judiciária (PJ) a investigar o desaparecimento de Rui Pedro, faz 15 anos no dia 4 de Março.

"Condenem o Afonso Dias porque ele merecer ser condenado", reforçou, referindo que o arguido "está a esconder" a sua responsabilidade.

Afonso Dias tem-se mantido em silêncio sobre o caso.

O MP, que também recorreu da decisão do Tribunal de Lousada de absolver Afonso Dias, mostrou-se sintonizado com Ricardo Sá Fernandes e defendeu que o arguido deve ser condenado.

Condenar Afonso Dias será como que "a reparação mínima" para os pais de Rui Pedro, referiu mesmo o magistrado do MP.

O advogado Paulo Gomes, por outro lado, considerou "inacreditável" que se defenda condenação do arguido e, ao contrário da opinião expressa pelo MP e pela família de Rui Pedro, alegou que o depoimento prestado pelos inspectores da Judiciária "não tem interesse nenhum".

"Mantendo o acórdão e a absolvição, os juízes farão justiça", porque, acrescentou, "foi possível demonstrar que as coisas aconteceram como o acórdão diz e não como defende os requerentes", resumiu o mesmo advogado.

Paulo Gomes espera que a Relação considere improcedente o recurso apresentado pela família de Rui Pedro, mantendo assim a decisão do tribunal de Lousada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório