Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Governo vai rever regime de formação contínua dos professores

O Governo vai rever o regime jurídico da formação contínua de professores e desburocratizar o trabalho nas escolas, libertando os docentes para a componente lectiva, disse, esta terça-feira, o secretário de Estado do Ensino e Administração Escolar.

Governo vai rever regime de formação contínua dos professores
Notícias ao Minuto

21:19 - 26/02/13 por Lusa

País Educação

Os dois temas constavam da agenda da reunião que hoje juntou a Federação Nacional da Educação (FNE) e o secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, João Casanova de Almeida, num encontro que decorreu esta tarde, no Ministério da Educação e Ciência (MEC), em Lisboa.

O secretário-geral da FNE, João Dias da Silva, à saída da reunião, disse que, confirmada a revisão do regime jurídico da formação contínua dos professores, “é preciso clarificar” alguns aspectos, como o direito à formação contínua, a sua operacionalização e os seus efeitos para a avaliação de desempenho dos docentes, “sobretudo quando há congelamentos nas progressões na carreira”.

“É preciso acabar com uma insuficiência de informação que faz com que algumas pessoas andem a correr à procura de formação, à qual não são obrigadas”, defendeu João Dias da Silva.

Sobre a formação contínua, o secretário de Estado sublinhou que “é preciso ter em atenção os congressos, seminários e ‘workshops’, que até hoje não eram acreditados, e perceber aqueles que constituem uma mais-valia para os professores”.

O secretário de Estado disse também que, para lá deste regime jurídico, vão ainda ser revistos outros, como o do ensino particular e cooperativo, e criado um novo regime jurídico para escolas portuguesas no estrangeiro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório