Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 26º

Forte da Graça abre portas este mês, após obras de 6,1 milhões

As obras de requalificação do Forte da Graça, em Elvas, num investimento de 6,1 milhões de euros, são inauguradas no dia 27 deste mês, revelou hoje à agência Lusa o presidente do município.

Forte da Graça abre portas este mês, após obras de 6,1 milhões
Notícias ao Minuto

17:11 - 19/11/15 por Lusa

País Elvas

O emblemático forte, que espera receber 100 mil visitantes, durante o próximo ano, é composto por um conjunto de fortificações abaluartadas, classificadas como Património Mundial, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

"As estimativas que nós temos é que poderão chegar aos 100 mil visitantes numa primeira fase (primeiro ano), uma vez que temos uma rede de monumentos que podem contribuir para este número", disse hoje à agência Lusa o presidente da Câmara de Elvas, Nuno Mocinha.

Segundo o autarca, o projeto global do Forte de Nossa Senhora da Graça, incluindo a recuperação e adaptação e a requalificação dos acessos e a musealização, deverá atingir os "7,5 milhões de euros".

A realização das obras surgiu na sequência da transferência, em 2014, de cerca de 30 prédios militares, situados na cidade raiana de Elvas, no distrito de Portalegre, do Estado para o município, sendo o Forte da Graça um dos mais emblemáticos.

O protocolo com o Estado estipulou a recuperação e reutilização deste monumento nacional que se encontrava degradado, sendo a cedência por um período de 40 anos e, eventualmente, renovável por outros períodos até perfazer o total de 75 anos.

No espaço, a Câmara de Elvas pretende instalar um Centro Interpretativo do Forte da Graça, bem como outras infraestruturas relacionadas com serviços educativos e com a área do património.

"Este projeto reveste-se de grande importância e de esforço financeiro por parte da câmara. Nós contamos com apoios de fundos comunitários na ordem dos 4,7 milhões de euros e, para nós, o Forte da Graça é a joia da coroa", disse.

Segundo Nuno Mocinha, o Forte da Graça, mandado construir em 1763 por ordem do Marechal Wilhelm von Schaumburg-Lippe, constitui um "ex-líbris da cidade", dentro do conjunto de fortificações que estão classificadas como Património Mundial.

De acordo com a autarquia, mais de 200 pessoas trabalharam na requalificação do Forte da Graça, nomeadamente na recuperação da casa do governador, o ponto mais alto do forte, e nas casas dos oficiais.

Durante a intervenção, foram ainda repostas todas as cores originais do forte e recuperadas as estruturas, como a cisterna, a prisão, as galerias de tiro e a capela, onde foram descobertos frescos do século XIX, também alvo de intervenção.

O Forte da Graça vai estar aberto ao público todos os dias, com preços que variam entre os cinco e os 15 euros (visita guiada com acesso à cisterna).

Segundo o município, vão ser praticados preços especiais para grupos, estudantes e pessoas com mais de 65 anos.

As crianças até aos 12 anos e visitantes com grau de deficiência superior a 60% estão isentos de pagamento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório