Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Imigração ilegal: Dez brasileiros detidos, um deles será extraditado

Dez cidadãos brasileiros em situação ilegal em Portugal foram identificados, em Cantanhede, distrito de Coimbra, e um deles foi detido para ser extraditado, informou hoje a GNR.

Imigração ilegal: Dez brasileiros detidos, um deles será extraditado
Notícias ao Minuto

19:52 - 15/11/15 por Lusa

País Cantanhede

No âmbito de uma operação de fiscalização à imigração ilegal, que terminou na madrugada de hoje, foram identificados 26 estrangeiros, dos quais "dez em permanência ilegal, sendo que um deles ficou detido para elaboração de processo de extradição", segundo um comunicado do Comando Territorial de Coimbra da GNR.

Os dez cidadãos em situação ilegal "são todos de nacionalidade brasileira", disse à agência Lusa o comandante do Destacamento Territorial de Cantanhede da GNR.

Destes estrangeiros, nove foram notificados para abandonarem voluntariamente o país, adiantou o tenente Cláudio Lopes.

Durante a operação de prevenção da criminalidade e da imigração ilegal naquele concelho do distrito de Coimbra, que a GNR efetuou em conjunto com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), foram fiscalizados nove estabelecimentos e 102 condutores.

Da operação, entre 20:30 de sábado e as 03:30 de hoje, foram registados ainda oito situações de excesso de álcool na condução, três dos quais considerados crime, com taxas de 1.63 g/l, 2.07 g/l e 2.66 g/l.

Os agentes da autoridade levantaram também cinco autos de contraordenação por consumo de drogas, tendo apreendido cinco doses individuais de haxixe e uma de 'cannabis', além de 27 contraordenações ao Código da Estrada, sendo 17 leves, oito graves e duas "muito graves".

O comunicado refere igualmente "quatro crimes de usurpação e direitos conexos", três autos de contraordenação à Lei do Tabaco e um auto de contraordenação por falta de livro de reclamações.

A operação envolveu 37 militares da GNR, seis inspetores do SEF de Coimbra e 12 viaturas.

Da parte da Guarda Nacional Republicana, participaram elementos do dispositivo territorial, da investigação criminal, da cinotécnica e da intervenção.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório