Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Comunidade Islâmica Portuguesa condena ataques com manifestação à porta

O imã da Mesquita Central de Lisboa, Sheik David Munir, condenou hoje os ataques terroristas de sexta-feira em Paris, enquanto cerca de 30 pessoas ligadas ao Partido Nacional Renovador (PNR) se manifestavam à porta daquele templo.

Comunidade Islâmica Portuguesa condena ataques com manifestação à porta
Notícias ao Minuto

20:39 - 14/11/15 por Lusa

País Atentado

"Ficámos chocados e tristes, como qualquer pessoa de bom senso. O mais chocante para um muçulmano é que quem fez aquilo seja também muçulmano, porque Islão significa Paz", afirmou hoje o sheik David Munir, dentro da mesquita, no final da oração das 19:00.

Enquanto o imã falava com os jornalistas à porta da Mesquita de Lisboa, na zona da Praça de Espanha, cerca de 30 pessoas, que agitavam bandeiras do Partido Nacional Renovador (PNR) e de Portugal, gritavam palavras de ordem como "Ação! Ação! Lutar pela nação" e iam provocando quem saía da mesquita no final da oração.

Os manifestantes começaram a juntar-se à porta da mesquita pelas 18:00, uma hora antes do início da oração que leva várias pessoas àquele tempo.

À medida que iam chegando, os crentes eram abordados por agentes da polícia que os escoltavam até à porta da mesquita. Na zona estava montado um perímetro de segurança com vários agentes da PSP a rodear o edifício.

Calmos, iam ignorando as provocações feitas por alguns manifestantes.

De acordo com o sheik Munir, as pessoas "não estavam à espera de ver tanta polícia" e durante a oração foram aconselhadas "a voltarem a casa sem interagir com as pessoas da manifestação".

Quem se dirigia para a mesquita não interagiu, mas houve transeuntes que o fizeram, insurgindo-se contra a manifestação, tendo sido insultados pelos manifestantes.

O líder do PNR, José Pinto Coelho a manifestação alegando que a Europa está "a ser invadida, com o consentimento dos regimes dos vários países".

"O Islão é ofensivo e hostil, é uma religião invasora por natureza, está nos seus genes", disse José Pinto Coelho, garantindo que o PNR acata "o direito à liberdade e tolerância. "Mas primeiro está a nossa liberdade e a nossa segurança", referiu.

Segundo o líder do PNR, "a maioria dos portugueses está contra esta invasão islâmica", mas em Portugal há "um peso social muito forte do politicamente correto".

O sheik Munir garantiu que os manifestantes "não incomodaram" os crentes, "mas incomodaram os vizinhos" da mesquita, com quem a Comunidade Islâmica tem "uma boa relação".

"Não temos culpa do que se passou lá [em Paris], também estamos tristes e fizemos orações pelas vítimas", disse.

Na rua em frente à mesquita, além das palavras de ordem dos manifestantes ouvia-se em fundo a música de José Afonso "Grândola, Vila Morena".

Pelas 19:30 já a manifestação tinha desmobilizado e a maioria dos que se deslocaram à Mesquita de Lisboa tinham abandonado o local.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório