Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

PS diz que há 70.000 utentes sem médico de família em Leiria

O deputado do PS eleito por Leiria António Sales denunciou hoje que existem cerca de 70.000 utentes sem médico de família no distrito.

PS diz que há 70.000 utentes sem médico de família em Leiria
Notícias ao Minuto

17:54 - 13/11/15 por Lusa

País Distrito

O deputado explicou que no concelho de Leiria são 35.000 as pessoas sem médico de família e que nos concelhos da Marinha Grande, Pombal e Porto de Mós estão sem clínico atribuído 8.000, 7.000 e 5.000 pessoas, respetivamente.

O norte do distrito também preocupa o PS, nomeadamente Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos.

Em declarações à agência Lusa, António Sales, que é médico, afirmou que "esta não é uma situação nova", mas disse que tudo fará para "melhorar este processo".

"O nosso dever, enquanto deputados, é trabalhar nesta questão, que é premente. Por isso, faremos tudo para fazer pressão e mantermos uma pressão social para ajudar a resolvê-la. Se conseguirmos que fiquem sem médico 65.000 pessoas já ficamos contentes, porque já resolvemos o problema a 5.000", destacou o deputado.

Segundo António Sales, a sua posição é "muito construtiva" e "não de atacar ninguém", embora critique o "desinvestimento que foi feito pelo Governo [PSD/CDS-PP] na Saúde".

"Queremos ser parte da solução, mas não há fórmulas mágicas", admitiu o deputado, acrescentando que a falta de médicos de família é um "problema estrutural", pelo que é preciso haver "capacidade formativa do Serviço Nacional de Saúde (SNS)".

O socialista lembrou que durante algum tempo se limitaram as vagas para os cursos de Medicina através de numerus clausus, situação que se está a refletir atualmente.

"A tendência é melhorar, mas também não se pode abrir demasiadas vagas, para não haver excesso de médicos face às capacidades formativas do SNS", alertou, exemplificando com os atuais dois mil médicos no ano comum, quando a capacidade formativa é de 1.500.

O deputado revelou que vai iniciar na segunda-feira um conjunto de visitas a alguns centros de saúde do distrito, começando pela Caranguejeira e Monte Real.

Também na segunda-feira, o deputado reúne-se com a diretora do agrupamento de centros de saúde (Ace)s do Pinhal Litoral, tendo também já pedido um encontro com o responsável do Aces Oeste Norte.

Reconhecendo a "assimetria" que a região de Leiria sofre, com maiores dificuldades de acesso no Pinhal Litoral Interior, António Sales também já pediu uma reunião ao responsável por este Aces.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório