Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Barreiro mantém taxa de IMI nos 0,4%

A Câmara Municipal do Barreiro aprovou, por maioria, a manutenção de uma taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) de 0,4%, com o presidente da autarquia a referir que os impostos este ano têm tido "quebras com significado".

Barreiro mantém taxa de IMI nos 0,4%
Notícias ao Minuto

14:30 - 10/11/15 por Lusa

País Câmara Municipal

"Realizámos uma avaliação muito cuidada do IMI e decidimos manter a taxa nos 0,4%. É importante perceber como se comporta e no caso do Barreiro está abaixo do que estava previsto para este ano e abaixo do ano passado", disse hoje à Lusa Carlos Humberto (PCP), presidente da Câmara do Barreiro.

O autarca explicou que uma redução no IMI iria prejudicar a capacidade de investimento do município e referiu que a taxa, que se situa a meio do que é permitido, que é entre os 03% e os 0,5%, já implica uma redução das receitas da autarquia.

"Existem municípios que baixaram a taxa, mas é preciso também ver qual a taxa que cobraram nos últimos anos e para quanto foi a redução. Nós temos optado pelos 0,4%, ou seja, abdicámos de metade e isso significa uma redução de 2,5 milhões de euros por ano na receita", afirmou.

Carlos Humberto defendeu que uma redução do IMI seria uma decisão "mais emotiva que racional".

"Ainda temos que perceber também os reflexos do Orçamento do Estado. Sabemos que uma redução de dez, 20 ou 30 euros tem efeito nas famílias, mas também nas contas do município e as pessoas não aceitam, por exemplo, manter as estradas como estão", explicou.

O presidente da Câmara do Barreiro disse ainda que a autarquia tem registado uma quebra nas receitas dos impostos.

"A receita do IMI e de outros impostos tem tido quebras com significado. Temos abdicado de receita há alguns anos, enquanto outros não o fizeram e mesmo alguns que reduziram agora, como a Câmara do Montijo liderada pelo PS, continua com o IMI acima do Barreiro", defendeu.

A proposta foi aprovada em reunião privada do executivo municipal, na segunda-feira à noite, com os votos favoráveis da maioria CDU, enquanto PS e PSD apresentaram propostas diferentes para uma redução do IMI.

A proposta aprovada vai agora ser apreciada pela Assembleia Municipal do Barreiro ainda durante o mês de novembro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório