Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Os códigos que Sócrates usava para pedir dinheiro ao amigo

Numa das conversas telefónicas intercetadas pelos investigadores, José Sócrates terá pedido garrafas de vinho e deu indicações para que as mesmas fossem entregues dentro de um envelope com fita-cola.

Os códigos que Sócrates usava para pedir dinheiro ao amigo
Notícias ao Minuto

08:00 - 05/11/15 por Notícias Ao Minuto

País Operação Marquês

Acusado dos crimes de corrupção, branqueamento de capitais e fraude fiscal, José Sócrates terá, segundo os investigadores, montado um esquema complexo de transferências bancárias e entrega de avultadas quantias de dinheiro em pessoa para conseguir fazer face a todas as suas despesas sem que tivesse que declarar os seus rendimentos.

Na edição desta semana da revista Visão, a publicação debruça-se, entre outros aspetos, sobre as conversas em código que o ex-primeiro-ministro mantinha com Carlos Santos Silva, com o motorista João Perna e até com uma amiga de quem apenas se conhece o nome: Célia.

Os investigadores acreditam que o dinheiro de Carlos Santos Silva é, na verdade de José Sócrates. Caso contrário, por que razão, questionam os investigadores, o ex-primeiro-ministro pedia dinheiro sem nunca usar este termo?

Durante as escutas telefónicas a Sócrates e Santos Silva, nunca foi pronunciada a palavra ‘dinheiro’. Os termos usados, que os investigadores acreditam tratar-se de códigos para ‘dinheiro’, passavam por “fotocópias”, “fotocópias mais miúdas”, “documentos”, “aquilo”, “a coisa”, “aquilo de que gosto muito”, “o mesmo que da outra vez”, “os apontamentos” ou os “livros do Duda [diminutivo de um dos filhos de Sócrates]”.

A revista Visão dá especial ênfase a um código que terá feito os investigadores darem valentes gargalhadas. José Sócrates, numa conversa telefónica com a amiga Célia, ter-lhe-á dito que pedisse “ao amigo” umas três ou quatro garrafas de vinho.

Até aqui nada de especial. No entanto, o ex-primeiro-ministro continua a conversa dizendo à amiga que esta deveria entregar as garrafas à empregada da mãe e que as mesmas deveriam estar num envelope com fita-cola.

Outro pormenor que sustenta as suspeitas de que o dinheiro de Carlos Santos Silva pertence, na realidade a José Sócrates, é o de que após os telefonemas do amigo, o empresário ligava de seguida ou para a mulher ou para o gestor de conta para fazer pedidos relacionados com movimentos e levantamentos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório