Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Bombeiros de Leça adquirem equipamento especial para salvar animais

Ideia partiu de bombeira que é "acérrima defensora" dos animais.

Notícias ao Minuto

07:25 - 04/11/15 por Notícias ao Minuto

País Projeto

Os Bombeiros de Matosinhos/Leça querem estar preparados para salvar qualquer ser que esteja em apuros e, por isso, acabam de adquirir competências especiais para o salvamento de animais.

Segundo a TSF, os bombeiros compraram um equipamento próprio de administração de oxigénio e receberam formação para as manobras cardiorrespiratórias nos sinistrados de quatro patas.

De acordo com o comandante António Amaral o apoio aos animais é semelhante ao dos humanos, havendo apenas pequenas distinções.

"Tem algumas especificidades no que toca ao sítio a fazer as compressões, à quantidade das compressões, ao oxigénio que se vai administrar", explica, referindo que isso se deve à necessidade de adaptar a forma de atuação ao "tamanho e tipo de animal".

A ideia de adquirir o kit surgiu depois de estes bombeiros não terem conseguido salvar um cão num incêndio. Foi então que uma bombeira, "acérrima defensora dos animais", deu o primeiro passo para que o projeto ganhasse vida.

O kit custa apenas 200 euros e agora, segundo a mesma rádio, é apenas necessário promover uma parceria com clínicas que estejam dispostas a receber os animais para ficarem responsáveis pela sua recuperação. Os Bombeiros de Leça são os primeiros a dispor deste equipamento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório