Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Hospitais em tribunal por casos de médicos que trabalham 30 horas seguidas

Há médicos a realizarem cirurgias depois de 30 horas de trabalho.

Hospitais em tribunal por casos de médicos que trabalham 30 horas seguidas
Notícias ao Minuto

07:43 - 26/10/15 por Notícias ao Minuto

País Saúde

O desfalque e a notória falta de profissionais em hospitais e centros hospitalares da zona centro são as causas que explicam casos de médicos que fazem serviços de urgência durante 24 horas seguidas sem uma única pausa. Há até médicos que realizam cirurgias ao fim de 30 horas seguidas de trabalho.

O caso é avançado pelo Diário de Notícias, que está a par da batalha judicial entre a Federação Nacional de Médicos (FNAM), centros hospitalares e até o Ministério da Saúde e Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS).

Os médicos dizem que a lei não está a ser cumprida e isso faz com que o pouco tempo de descanso que obtêm de tempos a tempos, tem de ser imediatamente compensado assim que voltam ao trabalho.

A ACSS emitiu um documento em fevereiro que esclarecia as dúvidas sobre o descanso compensatório, mas de pouco serviu. As administrações hospitalares continuam a pedir esclarecimentos.

“As administrações hospitalares continuam à solta. E só podemos acreditar que têm o apoio tácito do Ministério da Saúde, porque de outra forma já teriam arrepiado caminho”, aponta Jorge Neves, da FNAM, ao DN.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório