Um estudo da Cetelem revela que a utilização conjunta da viatura desperta o interesse de 43% dos portugueses, acima da média de oito países avaliados, de 33%, sendo já utilizada por 6% da população nacional. Os dados constam do Caderno Automóvel do Observador Cetelem 2013.
Trata-se de uma opção de mobilidade que consiste na organização de pessoas que não pertençam a um mesmo agregado familiar para percorrerem um trajecto conjunto com o veículo de um deles, e partilhando as despesas.
O mesmo estudo mostra que outra das opções de mobilidade que também desperta o interesse dos portugueses é a 'partilha de viatura', correspondente a um serviço pago que permite ter acesso a uma viatura em regime self-service 24/24h, para utilizações ocasionais ou de curta duração, uma opção que se revela atractiva para 36% dos portugueses, também acima da média europeia de 30%.
As conclusões baseiam-se em inquéritos realizados nos meses de Maio e Junho de 2012, na Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Itália, Portugal, Reino Unido e Turquia, tendo sido inquiridos um total de 4.830 indivíduos.