Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Madeira quer tornar ovas de ouriço no 'caviar' da região

O Governo Regional da Madeira anunciou hoje ter celebrado um acordo que visa a criação de um projeto que tem por objetivo a valorização do ouriço-do-mar, uma espécie cujas ovas se podem tornar o 'caviar' deste arquipélago.

Madeira quer tornar ovas de ouriço no 'caviar' da região
Notícias ao Minuto

16:35 - 06/10/15 por Lusa

País Projeto

Numa nota divulgada neste território, intitulada "ovas de ouriço podem ser 'caviar' da Madeira", a secretaria Regional da Agricultura e Pescas informa ter assinado um acordo com a Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação e Inovação relacionada com este projeto.

No documento, este departamento do executivo insular adianta que a base deste acordo é a "criação de um projeto para valorização do ouriço-do-mar" que conta com o apoio do Observatório Oceânico da Madeira da Direção Regional de Pescas e do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto.

Os trabalhos começarão a ser desenvolvidos no Centro de Maricultura da Calheta, na zona oeste dai ilha da Madeira, "onde serão mantidos os ouriços em cultura e realizados os diferentes testes de nutrição, crescimento e avaliação de qualidade das gónadas, produto final de valor comercial", acrescenta a mesma informação.

O governo regional menciona que, posteriormente, serão efetuados trabalhos de bioquímica laboratorial no Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, sendo que, numa fase final, acontecerão ações de divulgação do produto com chefes de cozinha, visando "incentivar e alargar o mercado deste produto 'gourmet'".

Segundo o executivo deste arquipélago, "este projeto reveste-se de especial importância para a diversificação de produtos de alto valor acrescentado para a economia regional", até porque o produto é "muito procurado em vários pontos da Europa e Japão", onde, um quilo de ovas de ouriço pode custar cerca de 100 euros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório