Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

UGT apela a entendimento que garanta governabilidade e paz social

O secretário-geral da UGT, Carlos Silva, congratulou-se com a forma como decorreram as eleições no domingo, mas apelou ao entendimento entre os partidos para que sejam mantidas a governabilidade e a paz social.

UGT apela a entendimento que garanta governabilidade e paz social
Notícias ao Minuto

16:06 - 06/10/15 por Lusa

País Carlos Silva

"Foi um sinal de consolidação democrática a forma como decorreram as eleições no passado domingo. Não há uma maioria absoluta, mas há aqui um forte sentido de responsabilidade acrescida dos partidos em quem os portugueses mais votaram", afirmou Carlos Silva, em conferência de imprensa, em Lisboa.

O líder da UGT apelou, assim, "ao compromisso" entre o PSD/CDS e o PS para que o Orçamento do Estado para 2016 (OE2016) possa ser viabilizado, uma vez que a coligação não alcançou uma maioria absoluta no domingo.

"Todos os partidos eleitos para a Assembleia da República têm responsabilidades, mas acima de tudo se queremos um país estável, com capacidade de governação e de governabilidade, mantendo a paz social e a estabilidade necessária para que possamos continuar a enfrentar as dificuldades impostas pela negociação do nosso programa de ajustamento, que ainda não terminou, entendemos que é fundamental que os partidos se entendam", considerou o dirigente.

No domingo, a coligação Portugal à Frente (PSD/CDS-PP) venceu as eleições com 38,55% (104 deputados), o PS conseguiu 32,38% (85 deputados), o BE subiu para terceira força política com 10,22% (19 deputados), a CDU alcançou 8,27% (17 deputados) e o PAN vai estrear-se no parlamento, com um deputado, com 1,39% dos votos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório