Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Português ajudou laureado com o Nobel da Física

Foi José Maneira quem conseguiu financiamento para constituir a equipa de investigação responsável pela descoberta.

Português ajudou laureado com o Nobel da Física
Notícias ao Minuto

15:05 - 06/10/15 por Notícias Ao Minuto

País José Maneira

O canadiano Arthur McDonald e o japonês Takaaki Kajita foram hoje laureados com o prémio Nobel da Física pelas descobertas na oscilação de neutrinos. McDonald é o responsável pelo laboratório que participou na experiência vencedora, mas o financiamento para o projeto de investigação foi conseguido por um português.

A Rádio Renascença foi à procura do português José Maneira, responsável pela obtenção de financiamento para o Laboratório de Instrumentação e Física e Experimental de Partículas (LIP) para que houvesse um grupo de trabalho capaz de proceder às investigações.

“Desde 2005, o nosso grupo foi responsável por algumas das análises que depois levaram a publicações destes resultados. Alguns já tinham sido publicados antes do LIP se juntar, mas os resultados completos finais, que foram publicados apenas em 2013, tiveram uma parte de trabalho do LIP, na análise do desempenho do detetor (de partículas), mas depois também na análise da física das oscilações”, disse o português em entrevista à mesma antena.

O português foi para o Canadá em 2002 para integrar a equipa de McDonald, depois de completar o doutoramento na área dos neutrinos entre a Universidade de Lisboa e a Universidade de Milão e foi em 2005 que obteve o financiamento necessário para que o projeto andasse para a frente.

José Maneira explica, no entanto, que os dois laureados não trabalham juntos, mas que as descobertas de parte a parte “complementam-se”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório