Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Apenas 63 menores foram identificados desde a nova lei do álcool

A nova lei dita a proibição de venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos.

Apenas 63 menores foram identificados desde a nova lei do álcool
Notícias ao Minuto

07:59 - 04/10/15 por Notícias Ao Minuto

País ASAE

Há três meses em vigor, a lei que dita a proibição de venda e consumo de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos resultou na identificação de apenas 63 menores, o que se traduz numa média de 20 ocorrências por mês.

Sabendo que nos últimos três meses decorreram festivais por todo o país (desde o ‘Nos Alive’ ao ‘Paredes de Coura’) e que a recorrência ao álcool é uma pratica frequente nesses contextos, os números são realmente escassos e a própria ASAE não o desmente.

Ao jornal Público, a entidade reguladora refere que as identificações ocorreram nas zonas de Campo Maior, Portalegre, Arronches, Monforte, Elvas e Vilamoura, o que resultou em seis processos de contraordenação. A ASAE não adianta, contudo, quantos menores foram identificados nas respetivas localidades.

A conclusão é simples: faltam meios para controlar o cumprimento de tal lei.

“Esse número é ridículo e residual. A ASAE tem 239 inspetores que já eram poucos para a fiscalização das áreas que já tinha de fiscalizar anteriormente. Não há gente para controlar o cumprimento dessa lei. E o que fizeram foram operações montadas para a comunicação social. Porque sabiam que os jornalistas iam estar atentos”, acusa o presidente da ASAE, em declarações ao Público.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório