Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Vila Nova de Poiares quer novo IP3 a passar no concelho

A Assembleia Municipal de Vila Nova de Poiares aprovou por unanimidade um documento que defende a ligação do futuro traçado do IP3 à A13, através de uma via a sul do Mondego, anunciou hoje o município.

Vila Nova de Poiares quer novo IP3 a passar no concelho
Notícias ao Minuto

17:57 - 01/10/15 por Lusa

País Município

"O novo traçado do IP3 deverá ser construído na margem sul do Rio Mondego, ligando a A13 à zona da Aguieira, com passagem pelo concelho de Vila Nova de Poiares, ao invés da proposta da Infraestruturas de Portugal (IP), a norte e paralelo ao atual traçado", explica a autarquia, em comunicado.

A proposta aprovada na Assembleia Municipal defende a "construção de uma nova via em formato de autoestrada, em alternativa ao traçado do IP3, ligando as cidades de Coimbra e de Viseu, já decidida pelo Governo, como sendo a oportunidade para dotar este território de uma infraestrutura de que tanto carece e reclama".

"Vila Nova de Poiares dispõe de uma localização estratégica na Região Centro, entre o interior e o litoral, com localização central face ao território nacional e acesso à Europa via IP3, mas sem ligação direta a qualquer traçado/via da rede fundamental", refere o comunicado.

Os deputados municipais entendem que "não faz sentido construir uma nova via (em princípio portajada) que terá, a correr a seu lado, uma outra não portajada e que, na prática, serve exatamente o mesmo território, deixando concelhos como Vila Nova de Poiares, Lousã, Góis, Miranda do Corvo e outros sem qualquer tipo de solução".

O documento aprovado defende ainda que a construção de uma nova via estruturante para o território deverá prever interface com as já existentes, considerando que "não faz sentido que o Itinerário Complementar (IC) 6 termine no atual traçado do IP3 e não esteja prevista a sua ligação à nova via".

Entre as vantagens de uma ligação a sul, a Assembleia Municipal de Vila Nova de Poiares aponta ainda o melhoramento das acessibilidades aos concelhos de Arganil, Tábua e Oliveira do Hospital, no interior do distrito de Coimbra.

Os municípios de Lousã e Miranda do Corvo, várias associações empresariais e a Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM) defenderam recentemente que o novo Itinerário Principal 3 (Viseu-Coimbra) deverá ligar Coimbra ao IC 6 através da margem sul do rio Mondego.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório