Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Falta de médicos preocupa Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria

A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) expressou hoje preocupação com a falta de médicos em Pedrógão Grande e Marinha Grande, e manifestou solidariedade a Castanheira de Pera, que não foi contemplada com Contratos Locais de Desenvolvimento Social.

Falta de médicos preocupa Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria
Notícias ao Minuto

21:44 - 29/09/15 por Lusa

País Saúde

Num comunicado enviado à agência Lusa, a CIMRL aponta "como exemplo ilustrativo da situação precária em que se encontra a saúde naqueles concelhos" o facto de em agosto o centro de saúde de Pedrógão Grande "ter estado sem qualquer clínico durante três semanas", o que motivou a aprovação, pelo executivo municipal, de uma moção.

Segundo o mesmo comunicado, nos centros de saúde da Marinha Grande e Vieira de Leiria a falta de médicos desencadeou uma reunião com a Administração Regional de Saúde do Centro, mas "da qual não resultou qualquer solução para o problema".

No documento, a CIMRL expressa ainda solidariedade com Castanheira de Pera, município descontente por não ter sido contemplado com a implementação de Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS) no seu território, considerando mesmo a decisão como "discriminatória".

"Já na terceira geração de implementação, os CLDS, geridos pelo Instituto da Segurança Social, destinam-se a entidades de direito privado sem fins lucrativos que atuem na área do desenvolvimento social (...) e visam a promoção de respostas sociais e de desenvolvimento de instrumentos facilitadores tendo em vista a mobilidade de pessoas a serviços de utilidade pública, a nível local, reduzindo o isolamento e a exclusão social", refere o comunicado.

Para a CIMRL, esta situação "coloca em causa a coesão e a proteção social daquela população" do norte do distrito.

Integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria os municípios de Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório