Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Química é essencial para fazer um bom vinho, diz investigação

A produção de vinho é uma ciência e é fundamental compreender as suas transformações para obter um produto de qualidade, defende a investigadora e autora de um livro sobre química enológica, que vai ser lançado na quinta-feira.

Química é essencial para fazer um bom vinho, diz investigação
Notícias ao Minuto

17:13 - 23/09/15 por Lusa

País Enologia

"Alguém que trabalhe em enologia necessita, obviamente, de ter um profundo conhecimento da composição físico-química do vinho para compreender todos os fenómenos que explicam a evolução do vinho ao longo do tempo", disse a docente do Instituto Superior de Agronomia (ISA), Sofia Catarino, à Lusa.

O conhecimento da composição e das reações químicas que ocorrem ao longo do tempo, bem como dos fatores que influenciam essas transformações "é fundamental" para que se consiga obter, de forma consistente, um produto de qualidade e que corresponda às características pretendidas, realçou Sofia Catarino, para quem a produção de vinho "tem uma componente de arte, mas é essencialmente uma ciência".

A coautora do livro 'Química enológica - métodos analíticos', uma parceria com Raúl Bruno de Sousa, explicou que um dos objetivos foi completar uma lacuna no campo da edição técnico-científica dedicada ao setor vitivinícola, em português.

O livro "aborda diferentes áreas da química enológica, não só o controlo de qualidade em termos estritos, mas também questões mais tecnológicas, a segurança alimentar e outros produtos vitivinícolas, além do vinho como as aguardentes vínica, os vinagres, diferentes áreas da enologia", resumiu Sofia Catarino, adiantando que o livro tanto pode ser usado por alunos de enologia como por produtores de vinho.

"É uma ciência que tem vindo a ter grandes desenvolvimentos", comentou, lembrando que nenhum produto alimentar está desligado da componente química: "A água é um produto químico, é hidrogénio com oxigénio. A química está naturalmente presente em qualquer produto (...) O vinho é um produto químico ainda que natural".

A obra descreve, por exemplo, os métodos de análise e a composição fenólica (compostos químicos) do vinho, aborda a influência das tecnologias de vinificação e de conservação nas características gustativas do vinho, aborda a autenticidade dos vinhos e a relação com a origem geográfica, a utilização de madeiras em enologia e os requisitos dos novos laboratórios de análise de vinhos e produtos vitivinícolas.

O livro 'Química enológica - métodos analíticos. Avanços recentes no controlo da qualidade de vinhos e de outros produtos vitivinícolas' contou com a colaboração de mais de 30 especialistas e vai ser apresentado no ISA.

Segundo Sofia Catarino, o manual dá continuidade a um outro sobre controlo de qualidade de vinhos, publicado em 1988, atualizando a informação com os novos conhecimentos e abordagens científicas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório