Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Autarca que se apoderou de dinheiro de funerais fica no cargo

O presidente da Junta de Freguesia de São Martinho de Recesinhos, no concelho de Penafiel, António Teixeira Ribeiro, que estava acusado de vários crimes, entre eles o de peculato por se ter apropriado de taxas de funerais, foi condenado a três anos e quatro meses de cadeia mas o tribunal decidiu suspender a pena, pelo que o autarca poderá manter-se em funções.

Autarca que se apoderou de dinheiro de funerais fica no cargo
Notícias ao Minuto

09:14 - 14/02/13 por Notícias Ao Minuto

País Penafiel

Há cerca de cinco anos, e depois de denúncias apresentadas ao Ministério Público, o presidente da Junta de Freguesia de São Martinho de Recesinhos, no concelho de Penafiel, António Teixeira Ribeiro, foi acusado de se apropriar das taxas de funerais (cerca de 1200 euros), de ter colocado a trabalhar na junta um funcionário de uma empresa sua e de ter desviado um cheque de 1500 euros da junta para pagar uma dívida sua.

Mas, conta hoje o Jornal de Notícias (JN), o Tribunal de Penafiel, que quarta-feira condenou o autarca a três anos e quatro meses de cadeia, decidiu suspender a pena.

A juíza explicou que o tribunal não encontrou matéria para aplicar como medida acessória da pena a perda de mandato, mas lembrou ao arguido que cargos públicos devem ser exercidos de forma “lisa e honesta”.

Já em 2010, lembra o JN, António Teixeira Ribeiro foi acusado e, posteriormente, absolvido de crimes de peculato e falsificação de documentos porque o tribunal não conseguiu provar a acusação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório