Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Parlamento discute novo Conceito Estratégico de Defesa em Março

A Assembleia da República discute no dia 8 de Março o novo Conceito Estratégico de Defesa Nacional (CEDN), foi esta quarta-feira agendado na conferência de líderes parlamentares.

Parlamento discute novo Conceito Estratégico de Defesa em Março
Notícias ao Minuto

19:46 - 13/02/13 por Lusa

País Segurança

Os agendamentos foram comunicados aos jornalistas pelo porta-voz da conferência de líderes, Duarte Pacheco (PSD).

O novo CEDN, entregue pelo Governo no Parlamento no início de Janeiro, aponta para um reforço dos serviços de informações e para a criação de sistemas de protecção de infra-estruturas e informação, além de uma Estratégia de Cibersegurança e um Plano de Articulação Operacional entre militares e serviços de segurança.

O documento, que vai substituir o conceito de 2003, defende um maior equilíbrio nos gastos das Forças Armadas e a partilha de recursos, advertindo também para os problemas económicos e financeiros do país.

A conferência de líderes marcou também para o dia 6 de Março um debate quinzenal com o primeiro-ministro, assim como um debate sobre o Conselho Europeu (de 14 e 15 de Março) para o dia 13 de Março, igualmente com a presença do chefe de Governo.

No dia 7 de Março foi agendado uma interpelação ao Governo por parte do PCP, que não divulgou o tema.

O partido ecologista Os Verdes fará também uma interpelação ao Governo no dia 21 de Fevereiro, tendo já informado que será sobre as funções sociais do Estado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório