Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 24º

Sexo vai deixar de ser tema nas aulas de Ciências do 9º ano

A escolha tem sido tratada como uma opção política por parte do ministério tutelado por Nuno Crato.

Sexo vai deixar de ser tema nas aulas de Ciências do 9º ano
Notícias ao Minuto

08:53 - 14/09/15 por Notícias Ao Minuto

País Educação

Temas como a contraceção e as doenças sexualmente transmissíveis deverão deixar de ser assunto nas aulas de Ciências Naturais para os alunos do 9º ano. Tema ainda integra programa da disciplina, como defende o ministério, mas como já não é meta curricular, deixará de ter a mesma atenção.

Ao jornal Público, Jorge Bonito, coordenador da comissão científica que elaborou as metas para esta disciplina, admite que terá havido “ajustes de natureza política”, já que "não foi uma decisão técnica ou científica".

Existe legislação referente a Educação Sexual, que estipula que temas como contraceção e doenças sexualmente transmissíveis são tratados perante alunos adolescentes.

Porém, os professores de Ciências Naturais são tidos como os mais preparados para tratar estes assuntos “de forma cientificamente válida e isenta”, como realçava um parecer da Associação de Professores de Biologia e Geologia, a que o mesmo jornal faz referência. Mas, já este ano, o tema deverá deixar de ser prioridade nas aulas.

Ao Público, o ministério da Educação defende que a Educação Sexual está devidamente implementada nas escolas (98,6%, realça-se) e que o tema não deixa de fazer parte do programa.

Mas entre especialistas, como é o caso de Margarida Gaspar de Matos, da Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde, o ministério está a focar-se em dados quantitativos, ignorando recomendações anteriormente feitas. Além do mais, na prática, a implementação de metas curriculares acabou por substituir os programas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório