Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Ensino público penaliza crianças mais pobres no pré-escolar

O abandono escolar das crianças de famílias carenciadas está a aumentar, de acordo com o jornal Público. O motivo é a falha na aplicação de apoios sociais, que fixa o pagamento das actividades não educativas, como a extensão de horário e as refeições, em função do rendimento familiar.

Ensino público penaliza crianças mais pobres no pré-escolar
Notícias ao Minuto

07:35 - 11/02/13 por Notícias Ao Minuto

País Educação

As crianças de meios desfavorecidos são discriminadas no acesso à rede pública de educação pré-escolar por má aplicação da legislação que determina o pagamento da extensão de horário e das refeições conforme o rendimento dos pais. A conclusão é de um estudo da investigadora da Universidade do Minho, Emília Vilarinho.

"Há crianças a abandonar os jardins-de-infância por falta de recursos das famílias e pela consequente dificuldade em assumir a comparticipação familiar", afirmou a investigadora, citada pelo Público.

Há pais que estão a pagar 60 euros pela extensão de horário e pelas refeições quando deveriam pagar apenas 17 euros. A disparidade na chamada Componente de Apoio à Família (CAF), implementada desde 1997, deve-se ao facto, segundo Emília Vilarinho, de muitos jardins-de-infância terem optado por aplicar um valor único.

Para a investigadora, estão a ser "criados novos obstáculos à igualdade de acesso das crianças à educação", o que prejudica "as crianças provenientes de famílias economicamente mais desfavorecidas estejam a ser fortemente penalizadas em relação às crianças das classes média e média-alta".

Já o presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais, Albino Almeida, alerta também para o facto de muitos pais estarem "a pagar muito mais do que deviam" por lhes serem cobrados outros serviços não incluídos na CAF. Para o responsável, a culpa é das autarquias e aos agrupamentos de escolas.

São os municípios quem gerem a execução da CAF, recebendo para isso verbas dos ministérios da Educação e da Segurança Social.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório