Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

São Domingos de Benfica vai ter linha de apoio aos sem-abrigo

A Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica, em Lisboa, vai criar, até ao final do ano, uma rede de apoio aos sem-abrigo disponível 24 horas, que inclui uma linha telefónica, anunciou hoje o presidente da autarquia.

São Domingos de Benfica vai ter linha de apoio aos sem-abrigo
Notícias ao Minuto

16:55 - 04/09/15 por Lusa

País Lisboa

"Vamos ter uma linha telefónica de apoio" dirigida às pessoas sem-abrigo ou a quem detete este tipo de situações, para que depois a Junta possa "ir ao local e participar [o caso] às instituições parceiras", explicou António Cardoso (PS), em declarações à agência Lusa.

Segundo este responsável, a autarquia assume o papel de "ponte ativa" entre esta população e as entidades sociais da freguesia, bem como com a Comunidade Vida e Paz e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que também estão envolvidas no projeto.

Funcionará, assim, como "a entidade identificadora de pessoas em situação de sem-abrigo e a entidade gestora de casos".

Após "um ensaio", vai decidir-se se esta linha telefónica vai ser apenas gerida por funcionários da ação social da Junta ou de "forma partilhada" com outras associações, adiantou António Cardoso.

Segundo a Junta de São Domingos de Benfica, foram referenciados, este ano, sete casos de sem-abrigo na freguesia.

António Cardoso apontou dois "problemas graves" de sem-abrigo fixados junto ao Estádio da Luz e ao espaço comercial das Twin Towers, em Benfica e Sete Rios, respetivamente.

Ainda assim, regista-se um "baixo índice de sem-abrigo" na freguesia, quando comparada com outras como Benfica, Campolide e Avenidas Novas.

"Reconheço que é um número baixo, mas não nos dá o direito de fechar os olhos a outras zonas e a freguesias que são nossas vizinhas", disse o autarca, referindo que a Junta quer motivar outras autarquias a replicar o projeto.

Além da linha telefónica, cujo número ainda vai ser criado, a autarquia vai disponibilizar uma carrinha com motorista para transportar os sem-abrigo entre o local onde estão e a respetiva instituição, para a qual serão encaminhados.

"É das coisas mais pedidas pelas associações para tirar as pessoas da rua, irem ao hospital e voltarem para o centro", referiu António Cardoso.

Com este projeto, a Junta de Freguesia compromete-se, ainda, a criar uma base de dados e relatórios semestrais, bem como a estabelecer parcerias com outras entidades.

A junta espera ter esta rede, que representa um investimento de 30 mil euros, concretizada "até ao final do ano".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório