Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Santarém disponível para acolher três famílias de refugiados

A Câmara de Santarém comunicou ao Conselho Português para os Refugiados (CPR) disponibilidade para acolher três famílias, disse hoje à agência Lusa o presidente do município.

Santarém disponível para acolher três famílias de refugiados
Notícias ao Minuto

16:14 - 04/09/15 por Lusa

País Câmara Municipal

Ricardo Gonçalves adiantou a intenção de criar, no concelho de Santarém, um banco de voluntariado para ajudar refugiados.

Grande parte dos municípios do distrito de Santarém contactados pela Lusa revelam disponibilidade para receber refugiados, mas aguardam por uma melhor definição do programa de acolhimento do Governo português.

"Queremos ajudar a cumprir os compromissos do país com a Comissão Europeia nesta matéria, mas de forma organizada e estruturada. Queremos proporcionar a estes cidadãos condições de vida condiga, uma integração social ajustada e um acolhimento adequado no nosso território, proporcionando-lhe segurança e bem-estar como é merecidamente devido a qualquer pessoa, seja portuguesa, europeia ou cidadão de uma qualquer parte do mundo", disse à Lusa o presidente da Câmara Municipal de Ourém.

Paulo Fonseca afirmou que o município "está disponível para acolher refugiados num modelo de intervenção articulado com o Programa de Acolhimento Nacional que for definido pelo Estado Português", em conjugação com as diversas organizações governamentais e não-governamentais.

Também o presidente da Câmara de Almeirim, Pedro Ribeiro, disse à Lusa que o seu município "estará disponível para fazer parte da solução, em termos e formas a definir, se isso se vier a colocar", entendendo que a estratégia de acolhimento de refugiados "deve ser definida a nível central".

O presidente da Câmara de Mação, Vasco Estrela, quer levar "brevemente" o assunto a reunião do executivo municipal e frisou a necessidade de "perceber melhor como se irá desenrolar todo o processo".

O município de Rio Maior "estará disponível para poder avaliar um eventual pedido do Governo Português para acolhimento e auxílio a refugiados" que Portugal venha a receber, posição também manifestada pela Câmara Municipal de Torres Novas, que remete para uma deliberação camarária e um contacto com o CPR qualquer decisão, nomeadamente quanto ao número de refugiados a acolher.

A Câmara Municipal de Constância afirmou não dispor de "elementos necessários que permitam, neste momento, tomar uma decisão sobre o assunto", o mesmo acontecendo com o município de Vila Nova da Barquinha.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório