Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Plataforma de Apoio aos Refugiados integra já 30 instituições

Cerca de 30 organizações aderiram já Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR), hoje apresentada em Lisboa, e que espera começar a receber as primeiras famílias, maioritariamente sírias, em finais de outubro.

Plataforma de Apoio aos Refugiados integra já 30 instituições
Notícias ao Minuto

14:51 - 04/09/15 por Lusa

País PAR

A Comunidade Islâmica de Lisboa é uma das entidades que faz parte do projeto e que manifestou disponibilidade para receber cerca de 250 refugiados, seja qual for a proveniência, embora espere que sejam maioritariamente sírios.

"Não têm de ser muçulmanos, até podem ser ateus", disse o líder da Comunidade Islâmica de Lisboa, Abdul Vakil, que se fez acompanhar por um representante da Fundação Islâmica na sessão de apresentação da PAR à comunicação social.

A importância do acolhimento de famílias com crianças em situação de fuga de territórios em guerra ou sob perseguição foi contada na primeira pessoa por Sabina, uma arquiteta de 37 anos, a residir em Portugal desde os anos 90, quando fugiu com a mãe e a irmã da guerra na Bósnia. Só mais tarde o pai teve oportunidade de viajar para Portugal.

A integração fez-se em Soure, através de uma família de acolhimento. Sabina e a irmã fizeram a formação superior em Coimbra e acabaram por casar com portugueses.

"Abandonámos o nosso país sem nada", contou aos presentes na sessão.

O caso foi apresentado por Rui Marques, um dos mentores da iniciativa e presidente do Instituto Padre António Vieira, como um exemplo de integração em pequenas comunidades.

O acolhimento aos refugiados, frisou, é "um grande desafio de toda a Europa".

A lista de organizações da sociedade civil que está a aderir à PAR continua a crescer. Entre elas figura a Amnistia Internacional, a Cais, a Caritas Portuguesa e o Conselho Português para os Refugiados.

O modelo de funcionamento escolhido foi "uma instituição -- uma família". Para os cidadãos que procuram informação para colaborar realiza-se hoje à tarde uma sessão de esclarecimento.

O objetivo é criar condições no terreno para alojamento, alimentação, acesso à saúde e educação e trabalho tendo como base de apoio uma autarquia ou uma instituição e com vista à autonomia. No segundo ano de permanência em Portugal, o apoio deverá ser reduzido.

Foi também criada uma plataforma digital, com recurso a uma página eletrónica (www.refugiados.pt) e às redes sociais: Facebook, twiter e Instagram, para que possam ser partilhadas informações e imagens.

No final do encontro, Rui Marques disse aos jornalistas que a expectativa é que os cidadãos oriundos de outros países comecem a chegar no final de outubro.

Para já, a plataforma propõe-se criar condições para receber "com qualidade" cerca de 1.500 refugiados, embora não seja um número fechado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório