Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Guterres vai abandonar o cargo de alto comissário da ONU

António Guterres vai abandonar o cargo de Alto Comissariado para os Refugiados das Nações Unidas no final deste ano, avança a Reuters

Guterres vai abandonar o cargo de alto comissário da ONU
Notícias ao Minuto

11:23 - 04/09/15 por Notícias Ao Minuto

País ONU

O alto comissário para os refugiados da ONU, António Guterres, irá deixar o cargo no final do presente ano, altura em que termina o atual mandato. A informação foi confirmada pela porta-voz do responsável, Melissa Fleming, que garantiu que o português não irá recandidatar-se.

O ex-líder do Partido Socialista apelou, esta sexta-feira, à distribuição de pelo menos 200 mil refugiados, defendendo a obrigatoriedade de todos os Estados-membros deverem participar no programa.

No passado mês de fevereiro António Guterres fez saber que prolongaria o mandato, que terminava em junho. O português ocupa o cargo desde junho de 2005 e em 2010 foi reeleito por cinco anos para um segundo mandato.

O antigo primeiro-ministro, saliente-se, é a figura mais consensual entre os socialistas para se candidatar à Presidência da República. Essa hipótese foi sendo porém afastada em função da sua permanência no cargo da ONU.

Após o anúncio feito esta sexta-feira, Helle Thorning-Schmid, ex-primeira-ministra dinamarquesa, apresentou uma candidatura à sucessão de António Guterres para o cargo de alto comissário das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório