Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Rádios Universitárias do Minho e Algarve representam Portugal em projeto europeu

As Rádios Universitárias do Minho (RUM) e do Algarve (RUA) vão representar Portugal no projeto ‘Europhonica’, promovido pelo Parlamento Europeu, que pretende "espoletar" interesse pela política europeia através da discussão de temas como imigração, emprego, política e economia.

Rádios Universitárias do Minho e Algarve representam Portugal em projeto europeu
Notícias ao Minuto

17:49 - 03/09/15 por Lusa

País Equipa

‘Europhonica - As Rádios Universitárias no Parlamento Europeu’, explica a RUM em comunicado enviado hoje à agência Lusa, é um "projeto pioneiro" que vai levar jovens de Portugal, França, Itália, Espanha e Alemanha ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, para, durante três dias, realizarem um programa radiofónico em direto, a partir da Vox Box.

Cada equipa editorial será responsável pela escolha dos convidados do programa, transmitido na língua nativa de cada um dos jovens, cabendo aos eurodeputados Carlos Coelho e Liliana Rodrigues a representação portuguesa no programa de estreia dedicado ao tema "Europa: A solidariedade entre nações".

"Consideramos estar a dar um contributo interessante para o 'Pensar Europa' que vai marcando os nossos dias, é inevitável dar aos ouvintes um contexto europeu alargado. A RUM e a RUA estão há alguns meses a trabalhar e agora colocaremos os jovens a questionar os deputados europeus, durante seis meses. Penso que o contributo será interessante", considera o diretor de informação da RUM, Daniel Silva.

Para a coordenadora de produção da RUA, Sónia Rosa, a intenção é "educar" o público das rádios académicas e "aproximá-lo" da Europa.

"O facto de Portugal, através da RUA e da RUM, estar nesta lista, dá uma centralidade interessante ao nosso país que caminha, lado a lado, com rádios de Espanha, Itália, França e Alemanha", destaca ainda aquela responsável.

O ‘Europhonica’ será transmitido, em Portugal, pela RUM (frequência 97.5) e pela RUA (102.7), em simultâneo, e ainda em www.rum.pt e www.rua.pt.

O primeiro programa é dia 09 de setembro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório