Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Jornalistas regionais da Lusa pedem esclarecimentos

Os jornalistas residentes e colaboradores regionais da Lusa manifestaram-se hoje "estupefactos" com a decisão do Conselho de Administração de destituir o diretor de informação e o momento da mesma, pedindo esclarecimentos sobre os motivos.

Jornalistas regionais da Lusa pedem esclarecimentos
Notícias ao Minuto

17:46 - 03/09/15 por Lusa

País Demissão

"Os jornalistas-residentes e colaboradores regionais da Agência Lusa, espalhados pelo país e abaixo-assinados, manifestam-se estupefactos pela decisão do Conselho de Administração e o 'timing' da mesma e querem ser esclarecidos sobre os seus motivos", referem numa posição conjunta enviada à redação.

Na mensagem, os jornalistas defendem que a atual direção de informação -- liderada por Fernando Paula Brito, Nuno Simas e Ricardo Jorge Pinto -- "manifestou sempre especial atenção, a todos os níveis, para com os problemas e ansiedades de quem trabalha, dia-a-dia, sozinho, por esse país fora".

A direção de informação da Lusa demitiu-se, depois de o Conselho de Administração da agência ter decidido afastar o diretor de informação, Fernando Paula Brito, em funções desde 2011, mantendo-se em funções até 04 de outubro.

O jornalista Pedro Camacho foi o nome escolhido pela administração para suceder a Fernando Paula Brito.

Os 32 signatários manifestam-se solidários para com Fernando Paula Brito, Ricardo Jorge Pinto e Nuno Simas, à semelhança do que fizeram na quarta-feira os editores e editores-adjuntos da agência.

A presidente do Conselho de Administração da Lusa explicou que o afastamento do diretor de informação surge no âmbito da reorganização da agência, que pretende alguém com mais experiência de gestão no cargo, rejeitando qualquer intervenção da tutela.

A presidente do Conselho de Administração da Lusa, Teresa Marques, explicou que o diretor de informação tem hoje que "ter outros requisitos em termos de experiência de gestão e controlo orçamental que antes não eram tão vistos na função de diretor de informação, porque era uma função mais editorial".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório