Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Português que combatia o ISIS regressará em breve a Portugal

Mário Nunes desertou da Força Aérea para ir combater junto das forças curdas o Estado Islâmico (ISIS). No entanto, por falta de dinheiro, já voltou à Europa. Em Portugal pode ser acusado de terrorismo.

Português que combatia o ISIS regressará em breve a Portugal
Notícias ao Minuto

21:34 - 02/09/15 por Notícias Ao Minuto

País Mário Nunes

Mário Nunes, de 21 anos, desertou a Força Aérea portuguesa, em fevereiro, para se juntar a uma milícia curda com alegadas ligações terroristas, no norte da Síria. O militar português ingressou nas Unidades de Proteção Popular (YPG), um grupo de milícias populares curdas, com o intuito de combater a opressão do Estado Islâmico.

No entanto, o jovem esteve no YPG apenas seis meses, saindo há alguns dias daquele grupo armado, de acordo com o confirmado por fontes da área militar ao Expresso.

A sua saída precoce prende-se com razões económicas, diz a mesma publicação. Fonte do YPG afirmou, porém, que se ele quiser voltar “será bem-vindo”.

Mário estará, neste momento, algures na Europa junto de pessoas amigas e poderá, em breve, voltar a Portugal. Supõe-se que para o Alentejo ou para o Algarve, onde tem familiares.

Sublinhe-se que, embora Mário seja considerado um héroi na Síria, por ajudar a combater o ISIS, em Portugal é um desertor (foi despedido da Força Aérea por justa causa) e pode ser acusado de terrorismo (por causa das alegadas ligações terroristas do grupo em que ingressou).

O Expresso indica, ainda, que Mário Nunes vai ser um dos protagonistas de um documentário do britânico Channel 4, que está há várias semanas na Síria para documentar o exemplo de voluntários britânicos que lutam junto do YPG.

Mário foi alvo de entrevistas e foi filmado em pleno treino neste grande reportagem que será exibida pelo canal no próximo dia 14.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório