Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Meia hora de apoio (apenas) para alunos com necessidades especiais

Para quase 80 mil alunos com necessidades educativas especiais (NEE), existem apenas 5.760 docentes dotados para lidar com as suas dificuldades.

Meia hora de apoio (apenas) para alunos com necessidades especiais
Notícias ao Minuto

08:43 - 01/09/15 por Notícias ao Minuto

País Educação

A meio do mês passado, foi noticiado o aumento de mais de 70% de alunos com necessidades educativas especiais (NEE). Na edição de hoje, o Jornal de Notícias (JN) analisou os dados, concluindo que, para um total de 78.763 com NEE, existem apenas 5.760 docentes dotados para ajudar estes alunos e outros 2.276 técnicos de apoio.

Segundo a Fenprof, há alunos que recebem apenas meia hora de apoio semanal, fator que advém da inserção destes alunos em salas de aulas normais ou em salas próprias com técnicos de apoio. Em ambas as situações, o apoio não é suficiente.

“No primeiro caso, os meninos acabam por receber a visita dos professores de Educação Especial muito poucas vezes, em alguns casos meia hora por semana, porque estes docentes têm muitos alunos com NEE. No segundo caso, estão ao lado de muitos outros meninos, alguns com patologias diferentes e, com apenas um docente, acabam por não ter a ajuda necessária”, explica Ana Simões, da Fenprof, ao JN.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório