Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Associação da Pesca de Cerco quer aumento da captura da sardinha

A Associação Nacional das Organizações de Produtores da Pesca do Cerco defendeu hoje que a captura de sardinha em 2016 pode aumentar para 16.900 toneladas caso se confirme uma maior da biomassa daquele peixe disponível.

Associação da Pesca de Cerco quer aumento da captura da sardinha
Notícias ao Minuto

23:29 - 31/08/15 por Lusa

País Peixe

"Entendemos que o limite da captura para 2016 poderá aumentar em 30% face à limitação definida para 2015, ou seja para 16.900 toneladas", refere, em comunicado, a Associação Nacional das Organizações de Produtores da Pesca do Cerco.

A associação alerta, contudo, para o "facto de esta nova limitação ser de complexa gestão", porque confia num "aumento substancial da biomassa da sardinha disponível".

"Reconhecemos que é necessário prosseguir com uma gestão equilibrada e inteligente do recurso da sardinha, e que se deve assumir em 2016 uma posição que mantenha a precaução e a prudência em relação ao nível que se poderá capturar, mas que também vá ao encontro das nossas legítimas aspirações de poder aumentar ligeiramente as possibilidades de captura em 2016", sublinha.

A Associação Nacional das Organizações de Produtores da Pesca do Cerco vai ser recebida no dia 20 de setembro pela ministra da Agricultura e Pescas, Assunção Cristas, para discutir as possibilidades de pesca da sardinha para 2016.

As organizações de produtores querem ver esclarecidas "todas as dúvidas relativamente ao futuro desta pescaria, designadamente, no que às possibilidades de pesca para 2016 diz respeito".

Os armadores e tripulantes vão receber compensações financeiras pela interdição da pesca de sardinha, que no caso dos pescadores pode ir até 27 euros por dia, segundo a portaria publicada em Diário da República.

Em julho, o parecer do Conselho Internacional para a Exploração dos Mares (ICES, na sigla inglesa) recomendou que os totais admissíveis de capturas (TAC) da sardinha em águas ibéricas se devem limitar a 1.587 toneladas em 2016. Este valor é cerca de um décimo do permitido este ano, já considerado insuficiente pelos pescadores.

Na sexta-feira, o Governo português considerou que o parecer científico sobre a apanha de sardinha "tem um problema subjacente de metodologia" e "levanta as maiores dúvidas".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório