Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Concurso de professores decorre com "normalidade necessária"

O ministro da Educação, Nuno Crato, disse hoje que o concurso de professores está a decorrer com "a normalidade necessária", havendo ainda fases seguintes, e pediu que não se faça campanha eleitoral em torno do tema.

Concurso de professores decorre com "normalidade necessária"
Notícias ao Minuto

20:09 - 31/08/15 por Lusa

País Nuno Crato

"Não façamos campanha eleitoral de um assunto que não é campanha eleitoral. É um assunto que está a correr com a normalidade necessária, os concursos de professores repetem-se todos os anos, este ano temos uma situação muito mais calma do que a que temos tido em anos anteriores, porque houve um conjunto de professores que conseguiram colocação nos quadros", afirmou Nuno Crato.

O ministro realçou que "isto é uma fase do processo de colocação de professores" que foi cumprida, dando lugar a que sejam feitos "ajustamentos, (...) mas haverá outras fases", lembrando que, por exemplo, a bolsa de contratação de escola e as reservas de recrutamento vão ter lugar nas próximas semanas, pelo que "haverá ainda mais colocações".

De acordo com o ministro, o objetivo mantém-se: "garantir que os nossos jovens tenham os professores necessários para terem um ensino de qualidade, para terem um ensino que tenha as condições necessárias para que eles progridam".

"O que nós fazemos é abrir o concurso para a colocação de candidatos nesses locais e os lugares que são abertos são os lugares que são estudados estritamente pelas necessidades do país", declarou Nuno Crato.

Nuno Crato falava aos jornalistas aos jornalistas, na sequência da cerimónia de assinatura das portarias de criação do Centro Universitário de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto - Centro Hospitalar São João (FMUP-CHSJ) e do Centro Académico Clínico Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar - Centro Hospitalar do Porto (ICBAS-CHP).

Cerca de 22.000 professores que concorreram a um contrato nas escolas da rede pública ficaram sem colocação, de acordo com os dados dos concursos divulgados pelo Ministério da Educação na semana passada.

Em 25.296 candidatos a contratação inicial, foram colocados 2.833 professores em vagas consideradas necessidades transitórias das escolas.

Houve ainda 1.434 candidatos a renovação do contrato, dos quais 949 conseguiram manter o vínculo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório