Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Medidas para o leite são "muito tardias", diz Governo açoriano

O Governo açoriano considerou hoje que a proposta de medidas para o setor do leite "peca por muito tardia" e que o pacote anunciado por quatro países europeus deixa de fora ajudas adicionais aos Açores, região ultraperiférica e insular.

Medidas para o leite são "muito tardias", diz Governo açoriano
Notícias ao Minuto

21:33 - 28/08/15 por Lusa

País Propostas

O secretário regional da Agricultura, Luís Neto Viveiros, afirmou, em declarações à Lusa, que o Governo dos Açores tem, nos últimos meses, defendido a intervenção no mercado do leite e que se a "pressão junto da Comissão Europeia", que "agora se vislumbra", por iniciativa de quatro países, tivesse ocorrido há mais tempo, provavelmente, os preços pagos aos produtores não tinham atingido valores tão baixos como os atuais.

Neto Viveiros destacou que a proposta para aumentar os preços de referência do leite que permitem a intervenção no mercado "está no âmbito" daquilo que o Governo Regional dos Açores.

No entanto, acrescentou que "fica de fora" do pacote apresentado hoje por Portugal, Espanha, Itália e França uma outra reivindicação açoriana e pela qual o arquipélago "tem pugnado" junto de Lisboa e Bruxelas: a necessidade de, enquanto o mercado não se ajusta ao novo cenário de liberalização, haver também "ajudas adicionais" a regiões como os Açores, enquanto região ultraperiférica e insular, que está mais distante dos mercados de consumo.

Neto Viveiros sublinhou que os Açores estão a ser "muito penalizados" nesta crise do preço do leite por "todas as circunstâncias" que estão a atingir a Europa continental, acrescidas de outras que decorrem da sua ultraperiferia e insularidade, que "têm de ser reconhecidas e compensadas".

O secretário regional destacou que o programa europeu de apoio específico para as ultraperiferias (POSEI) foi desenhado para um "cenário de normalidade do mercado", que não se verifica "há alguns meses", dado o embargo russo aos laticínios da Europa, a contração dos mercados internacionais e "o incremento forte da produção na generalidade" dos países da UE.

O mercado europeu de produção de leite foi liberalizado a 01 de abril passado, quando acabaram as quotas leiteiras.

Portugal, Espanha, Itália e França vão pedir à Comissão Europeia que altere os valores a partir dos quais os Estados podem comprar e armazenar leite, para retirar produto do mercado e assim fazer subir os preços.

"Estes quatro países acordaram em pedir a Bruxelas no dia 07 de setembro - e também falar com outros países para criar uma maioria qualificada - de pedir um aumento dos preços de referência, que permitem retirar produto do mercado quando o produto está em excesso - e que está a pressionar o preço para baixo - e com isso ajudar a regular o preço do próprio produto", disse à agência Lusa a ministra da Agricultura de Portugal, Assunção Cristas, que falava à margem de uma reunião de trabalho que manteve hoje em Madrid com os seus homólogos de Espanha, Itália e França.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório