Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

'Semana Tanto Mar' reúne jovens de todo o país em Peniche

Cinquenta estudantes de todo o país vão participar a partir de sábado, na "Semana Tanto Mar", promovida pela autarquia de Peniche e pela escola Superior de Tecnologia do mar em parceria com a Marinha Portuguesa.

'Semana Tanto Mar' reúne jovens de todo o país em Peniche
Notícias ao Minuto

18:23 - 28/08/15 por Lusa

País Estudantes

"Despertar as novas gerações para o valor estratégico do mar" é o objetivo da iniciativa que que irá proporcionar a 50 jovens, dos 14 aos 18 anos, atividades como "surf, pesca, mergulho, e ações ligadas à inovação à história", divulgou hoje o Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), que integra a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), localizada em Peniche.

A semana dedicada ao mar arranca no sábado, com um fim de semana na Escola Naval, no Alfeite, onde até domingo os participantes terão oportunidade de "visitar vários navios da Marinha Portuguesa, fazer simulações de navegação, visitar o museu de Marinha e ficar a conhecer a oferta formativa desta Escola", refere uma nota de imprensa do instituto.

A partir de segunda-feira, o programa decorrerá em Peniche, onde está prevista uma visita à fortaleza, prática de surf, demonstração de socorro a náufragos, workshops de ilustração científica, visitas ao porto de pesca e estaleiro naval, uma saída de mar a bordo de uma lancha patrulha da Marinha Portuguesa, batismos de mergulho, visita ao farol e a realização de experiências no edifício CETEMARES -- Centro de I&D, Formação e Divulgação do Conhecimento Marítimo.

A "Semana Tanto Mar" pretende contribuir para "aumentar o capital humano qualificado capaz de tirar partido dos recursos marinhos e apoiar as instituições públicas e privadas relacionadas com o mar, para que possam chegar de uma forma mais eficaz aos jovens estudantes portugueses".

A iniciativa tem por base a convicção de que "a vasta área de águas territoriais, a extensão costeira e o posicionamento no Oceano Atlântico, oferecem potencialidades múltiplas, capazes de gerar oportunidades, desde a energia à pesca, dos recursos turísticos à exploração mineral do subsolo oceânico, da atividade portuária à construção naval, não esquecendo a biotecnologia aplicada aos recursos biológicos marinhos", salienta o programa.

Estas potencialidades, refere ainda o documento, "permitem um novo paradigma de desenvolvimento, centrado numa estratégia de eficiência coletiva, e consubstanciada num "Cluster do conhecimento e economia do mar".

Para isso, defendem os promotores, é necessária "uma opinião pública esclarecida e motivada, capaz de entender e apoiar uma política pública de valorização do mar" para a qual é essencial "a sensibilização cívica desde a infância".

A "Semana Tanto Mar" conta com o apoio do Grupo de Ação Costeira do Oeste -- PROMAR, dos Serviços de Ação Social do IPLeiria, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, da Docapesca, do For-Mar -- Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar, dos Estaleiros Navais de Peniche, do Peniche Surfing Club, da Haliotis -- Atividades Submersas, e da embarcação Cabo Avelar Pessoa, que faz a travessia entre Peniche e as Berlengas.

Os participantes do ensino básico e secundário, indicados pelas respetivas escolas para as representar, ficam alojados e fazem as suas refeições no Hotel-Escola da ESTM, com o apoio dos Serviços de Ação Social do IPLeiria.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório