Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Inspetores inventavam fugas de gás para receber 'balés'

Começaram por receber almoços e bilhetes para o futebol. Passado um ano ficou acordada uma comissão de 20%.

Inspetores inventavam fugas de gás para receber 'balés'
Notícias ao Minuto

08:35 - 28/08/15 por Notícias Ao Minuto

País Esquema

A Unidade Nacional contra a Corrupção (UNCC) da Polícia Judiciária detetou um esquema de corrupção ativa e passiva que envolve 26 suspeitos. Em causa estão inspetores de gás que fiscalizavam centenas de habitações à procura de fugas.

Pedro Gomes, um inspetor de gás doméstico chegou a ver o seu salário anual crescer em mais de 20 mil euros com este esquema, segundo o Diário de Notícias.

Mas qual o modus operandi? Um inspetor chumbava as instalações apontando fugas inexistentes e sugeria aos proprietários uma empresa de reparações, a Alfragás.

Durante meses foram ouvidas conversas e fizeram-se vigilâncias aos suspeitos, descobrindo que os sócios da Alfragás gratificam os inspetores com uma comissão, a qual era denominada por 'balé'.

Um dos sócios da empresa, Armando Pinto, confirmou a existência do esquema, que começou em 2010.

Na altura, as 'balés' eram mais baratas. Almoços e bilhetes para o futebol era assim que os inspetores recebiam as comissões. Mas um ano depois ficou acordada uma comissão de 20%.

Nos computadores da empresa, foi encontrado um ficheiro com a indicação 'balé', isto é, o dinheiro devido aos inspetores que indicavam a Alfragás como empresa que solucionava estas fugas.

A Polícia Judiciária apurou ainda que três suspeitos nem sequer tinham habilitações para a inspeção de gás doméstico.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório