Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Câmara dá desconto no IMI a quem tem mais do que um filho

A Câmara de Viseu aprovou hoje reduções de 15% do IMI para famílias com dois filhos e de 20% para aquelas que tenham três ou mais filhos, no âmbito de um pacote de medidas de apoio às famílias numerosas.

Câmara dá desconto no IMI a quem tem mais do que um filho
Notícias ao Minuto

14:07 - 27/08/15 por Lusa

País Viseu

"Acaba por ser uma medida que vai beneficiar oito mil famílias no nosso concelho e que terá um impacto financeiro do ponto de vista do orçamento superior a 300 mil euros", explicou aos jornalistas o presidente da autarquia, Almeida Henriques, no final da reunião da Câmara.

O desconto no imposto municipal sobre imóveis (IMI) aplica-se às habitações próprias e permanentes e que sejam coincidentes com o domicílio fiscal dos titulares.

Segundo o autarca, trata-se do concretizar de medidas anunciadas em março, num concelho que "é efetivamente amigo das famílias e que está preocupado com esta questão da natalidade".

"É um impacto (no orçamento) que nós podemos comportar, porque a Câmara tem uma boa saúde financeira e estaremos aqui a abdicar, para os próximos anos, de uma parte da receita do IMI", acrescentou.

A proposta hoje aprovada será levada à reunião da Assembleia Municipal de setembro e deverá entrar em vigor já no próximo ano. No entanto, o pedido de redução poderá em breve ser feito pelas famílias.

Almeida Henriques referiu que, na reunião de hoje, foram também aprovadas refeições gratuitas a partir do terceiro filho no ensino básico e pré-escolar e 20 bolsas de estudo para filhos de famílias numerosas e carenciadas que frequentem o ensino superior.

Pelo menos doze destas bolsas serão destinadas a famílias numerosas (com três ou mais filhos).

"Viseu assume-se como pioneiro, como um concelho amigo das famílias, amigo da natalidade, que está a cumprir o que são os seus desígnios naquilo que está ao seu alcance", frisou.

No entanto, o autarca social-democrata considerou "muito importante que, nos próximos anos, o Governo, seja ele qual for, venha, em sede da Assembleia da República, a encontrar consensos para medidas robustas que deem confiança aos jovens casais" para terem filhos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório