Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

Novas regras nas bolsas deixam universidades sem sistema

As novas medidas referentes às bolsas de estudo estarão no centro na dificuldade de acesso à plataforma.

Novas regras nas bolsas deixam universidades sem sistema
Notícias ao Minuto

08:36 - 26/08/15 por Notícias Ao Minuto

País Educação

As candidaturas às bolsas de estudo no Ensino Superior estão abertas deste o dia 25 de junho, mas os serviços de ação social das universidades e politécnicos só conseguiram aceder à plataforma dois meses depois, o que coloca em causa todas as datas previstas para que os processos estejam completos.

De acordo com o Jornal de Notícias, o caso foi denunciado pela Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), reportando que “a situação foi identificada logo no dia 25 de junho e comunicada à Direção-Geral do Ensino Superior [DGES], que, no dia seguinte, informou estar a desenvolver todos os esforços para que os trabalhos decorram com a maior celeridade possível”, explicou Carlos Alberto Videira.

No mesmo dia as instituições foram informadas que já tinha sido “efetuada (…) passagem para produção que contempla as alterações previstas”, o que permitiria dar início a todo o processo.

Contudo, uma fonte dos serviços de ação social da Universidade de Aveiro garantiu que até à passada sexta-feira não foi possível trabalhar na plataforma. “A análise dos processos está atrasada, o que trará consequências para os estudantes e atrasos na disponibilidade das bolsas”, elucidou.

As novas regras das bolsas permitirão aumentar o limite de elegibilidade, o que fará com que mais alunos terão acesso à bolsa de estudo. No e-mail enviado às instituições, a DGES informou que serão informadas sobre novas alterações em breve.

Contactado pelo JN, o Ministério da Educação e Ciência afirma não ter “conhecimento de qualquer problema na plataforma”, garantindo que está tudo operacional.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório