Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Manifestantes anti touradas queixam-se de protesto "boicotado"

Cerca de 40 manifestantes anti touradas concentraram-se hoje num protesto em frente à praça de touros das Caldas da Rainha mas foram afastados do local pela PSP, devido à marcação de uma contra-manifestação que não se chegou a realizar.

Manifestantes anti touradas queixam-se de protesto "boicotado"
Notícias ao Minuto

20:55 - 15/08/15 por Lusa

País Caldas da Rainha

"É a terceira vez que o nosso protesto é boicotado por manifestações fantasma, impedindo o direito à manifestação, consagrado na Constituição Portuguesa", disse à agência Lusa Diogo Bolinhas, organizador da manifestação convocada através da rede social facebook.

De acordo com o mesmo responsável "a informação [sobre o protesto] foi enviada para a câmara e para a PSP com 48 horas de antecedência", mas quando hoje se concentraram junto à praça de touros, foram "afastados pela PSP com o argumento de que havia outra manifestação marcada para o local".

A alegada contra manifestação foi marcada pelo movimento Pro-Toiro, favorável à realização das touradas, e segundo fonte da PSP, motivou "um despacho da autarquia determinando que os manifestantes a favor da corrida ficassem junto à praça [de touros] e os contra junto a cerca de 500 metros".

A decisão provocou alguma exaltação entre os manifestantes antitourada que recusaram afastar-se do local voluntariamente, tendo sido obrigados pelos agentes no local a deslocarem-se para o local especificado pela câmara.

Durante uma hora, entre as 17:00 e as 18:00 (hora marcada para o início da tourada), os manifestantes gritaram palavras de ordem e ostentaram cartazes com frases como "tauromaquia é cobardia" ou "pessoas bem informadas não vão às touradas".

À agência Lusa Diogo Bolinhas afirmou que o objetivo do protesto foi "acabar com um espetáculo de pura violência e desrespeito pelos animais", criticando ainda o facto de se tratar de "um espetáculo que é pago por todos, através dos impostos".

O protesto contou com participantes de vários pontos do país e com o apoio do partido PAN -- Pessoas, Animais, Natureza e da CREA, uma associação local de defesa dos animais.

Os manifestantes desmobilizaram às 18:00 quando, na praça de touros, teve início a corrida com a participação dos cavaleiros António Telles e João Moura Júnior, o matador António Ferreira e os forcados das Caldas da Rainha e de Santarém.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório