A presença de apoiantes de José Sócrates e de membros do Partido Nacional Renovador, que organizou uma contramanifestação em frente ao Estabelecimento Prisional de Évora, deu lugar a momentos de alguns momentos de tensão e confrontos verbais, obrigando mesmo à intervenção da PSP.
Recorde-se que a manifestação de apoio a José Sócrates, que se encontra detido desde finais de novembro do ano passado, já estava prevista há mais de um mês. Entretanto, o PNR marcou uma contramanifestação, como demos conta ontem no Notícias ao Minuto, “em protesto contra o apoio ao recluso 44 que tanto dano causou a Portugal e aos portugueses”, podia ler-se na página do Facebook do partido de extrema-direita.
No loca, conta a SIC que cerca de três dezenas de pessoas do PNR chegaram mais cedo, por volta das 12h30. Cerca das 15h30, com a chegada de apoiantes do antigo primeiro-ministro, o encontro entre os dois grupos deu lugar a momentos de tensão.
Alguns apoiantes do PNR chegaram inclusive a subir para uma carrinha de manifestantes que estavam ali para apoiar o ex-primeiro-ministro, colocando-se à frente do slogan “José Sócrates Sempre”. Entretanto, a carrinha arrancou e os membros do PNR que ali se encontravam foram projetados para o chão, adianta a Lusa, mas ferimentos a registar.
Neste momento, as duas manifestações estão separadas, com elementos do PNR a ocuparem o espaço junto à porta de entrada do Estabelecimento Prisional de Évora.
Conta ainda a agência Lusa que de um lado se houvem gritos de "Nacionalismo Sempre" e "Sócrates ladrão", enquanto apoiantes de Sócrates entoavam "25 de Abril Sempre, fascismo nunca mais".