Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Passos Coelho inaugura na sexta-feira nova ponte no IP3

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, inaugura na sexta-feira a nova Ponte da Foz do Rio Dão, uma obra que custou mais de 10 milhões de euros e fica integrada no Itinerário Principal (IP) 3, entre Mortágua e Santa Comba Dão.

Passos Coelho inaugura na sexta-feira nova ponte no IP3
Notícias ao Minuto

18:05 - 06/08/15 por Lusa

País Primeiro-ministro

De acordo com a Infraestruturas de Portugal (IP), a nova ponte, sobre a albufeira da Barragem da Aguieira, "tem por objetivo substituir a existente, dado que a mesma apresentava patologias devidas a reações expansivas do betão".

"O valor final da obra ronda os 10,3 milhões de euros", acrescentou.

A nova ponte - cuja apresentação será feita por Francisco Miranda, diretor do Centro Operacional Centro Norte da IP, SA - tem uma extensão de 390 metros e conta com dois pilares e três vãos de comprimento variável, possuindo o vão central 170 metros e os vãos extremos 120 metros e 100 metros. Os pilares têm uma altura máxima da ordem dos 15 metros.

A plataforma é constituída por um único tabuleiro que assegura uma largura total de 15 metros e comporta duas bermas com 2,50 metros, uma faixa de rodagem com sete metros (3,50 metros em cada sentido) e dois passadiços laterais com 1,50 metros.

A construção desta nova ponte "implica a reformulação dos acessos rodoviários, incluindo a construção dos caminhos paralelos, serventias e restabelecimentos à nova localização da obra de arte, com a necessidade de execução de obras de contenção junto a ambos os encontros", referiu ainda a Infraestruturas de Portugal.

A ocasião servirá também para apresentar o corredor do IP3 - Via dos Duques, com intervenção do presidente do Conselho de Administração Executivo da IP, António Ramalho, e do secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório