Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Ministério Público acusa suspeitos de assaltos violentos

O Ministério Público (MP) de Aveiro deduziu acusação contra três homens suspeitos da autoria de vários assaltos violentos, pelo método de carjacking, ocorridos no concelho de Aveiro, que geraram um sentimento de insegurança na população.

Ministério Público acusa suspeitos de assaltos violentos
Notícias ao Minuto

12:13 - 05/08/15 por Lusa

País Aveiro

Os três homens, com idades entre os 33 e 36 anos, estão acusados de duas dezenas de crimes de sequestro, roubo e coação. O arguido mais novo está ainda indiciado por um crime de recetação, em coautoria com a sua mulher, que também responde por um crime de auxílio material.

Os roubos, que ocorreram entre dezembro de 2014 e janeiro de 2015 na cidade de Aveiro e em freguesias limítrofes, foram praticados sempre de noite e tinham como alvo pessoas que estivessem a fazer levantamentos em caixas multibanco ou que se dirigissem para os seus veículos estacionados.

No despacho de acusação a que a Agência Lusa teve hoje acesso, são identificadas nove vítimas.

O mentor dos assaltos seria o arguido mais novo, que terá convencido os outros dois homens, toxicodependentes, a fazer "uns trabalhos" para si, em troca da droga para o seu consumo diário.

De acordo com a investigação, os dois homens abordavam as vítimas, previamente selecionadas, e sob ameaça de arma de fogo apoderavam-se das suas viaturas, mantendo-as no seu interior.

As vítimas eram depois obrigadas a revelar os códigos secretos dos cartões multibanco para serem efetuados levantamentos em caixas multibanco/ATM.

O dinheiro obtido era entregue ao arguido mais novo que acompanhava a dupla à distância, dando algumas indicações acerca dos locais onde deveriam fazer os levantamentos e onde deveriam deixar sair as vítimas.

As viaturas roubadas eram abandonadas em locais ermos, depois de os assaltantes terem retirado todos os objetos de valor que se encontrassem no seu interior.

Em duas das situações, os suspeitos chegaram a entrar na casa das vítimas para se apoderarem de todos os objetos de valor que encontrassem.

A dupla de assaltantes foi detida em janeiro passado e cerca de cinco meses depois a Polícia Judiciária deteve o terceiro suspeito. Os três homens encontram-se em prisão preventiva a aguardar o início do julgamento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório