Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 24º

Incêndios: Dezasseis concelhos em Portugal com risco muito elevado

Dezasseis concelhos de cinco distritos do centro de Portugal continental apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na Internet.

Incêndios: Dezasseis concelhos em Portugal com risco muito elevado
Notícias ao Minuto

06:32 - 05/08/15 por Lusa

País IPMA

De acordo com o IPMA, Mação e Sardoal, (Santarém), Vila de Rei, Sertã e Oleiros (Castelo Branco) e Pampilhosa da Serra, Gois e Arganil (Coimbra) estão em risco máximo de incêndio hoje.

Sabugal, Guarda, Celorico da Beira, Fornos de Algodres e Aguiar da Beira (Guarda), Sernancelhe, Vila Nova de Paiva e Moimenta da Beira (Viseu) encontram-se igualmente sob risco máximo de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Na terça-feira, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou 515 incêndios que foram combatidos por 11.852 operacionais, com o apoio de 3.020 meios terrestres e 247 aéreos.

No que diz respeito ao estado do tempo para hoje, o IPMA prevê céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral entre os cabos Raso e Mondego até ao início da manhã.

O vento tende a soprar em geral fraco do quadrante oeste, soprando moderado, em especial durante a tarde, de noroeste no litoral oeste a sul do Cabo Carvoeiro e de sudoeste no sotavento algarvio.

Neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.

Pequena descida da temperatura mínima, em especial nas regiões centro e sul enquanto a temperatura máxima nas regiões do interior norte e centro registará também uma pequena descida.

Quanto às temperaturas, as máximas vão oscilar entre os 23 graus Celsius no Porto, Viana do Castelo, Sagres e Sines, as cidades mais frias, enquanto Castelo Branco será a cidade mais quente com máximas previstas de 34.

Em Lisboa, vão variar entre 16 e 28 graus Celsius, em Bragança entre 14 e 34, em Viseu entre 11 e 28, em Coimbra 11 e 27, na Guarda 13 e 27, Portalegre entre 14 e 31, Évora e Beja entre 13 e 33, em Faro 19 e 28, em Santarém entre 14 e 29, no Funchal entre 22 e 26, em Ponta Delgada entre 19 e 25, em Angra do Heroísmo entre 18 e 25 e em Santa Cruz das Flores entre 19 e 25.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório