Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Alunos do público chumbam quatro vezes mais do que no privado

No 2º ano de escolaridade, a taxa de retenção no privado é quatro vezes inferior ao público.

Alunos do público chumbam quatro vezes mais do que no privado
Notícias ao Minuto

19:25 - 04/08/15 por Notícias Ao Minuto

País 2º ano

Do primeiro ao nono ano de escolaridade, é grande a discrepância entre a taxa de retenção no ensino privado e no ensino público.

Dados da publicação ‘Números 2015’, disponibilizados no site da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, mostram que a taxa de chumbos na escola pública chega a ser o quádruplo da escola privada.

O 2º ano de escolaridade é aquele em que a discrepância é maior. No privado, 2,6% dos alunos reprova. Já no público, a taxa de retenção ultrapassa os 11,4%.

De acordo com o Expresso, as últimas estatísticas do Ministério da Educação mostravam já que o número de chumbos estava a cair nos anos em que há exame nacional. Alguns especialistas dizem que os professores preferem adiar a ida a exame dos estudantes menos preparados para não prejudicar as estatísticas.

Nesta análise, há que ter em conta, segundo o vice-presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos de Escolas Públicas, a “heterogeneidade dos alunos e a exigência e rigor dos profissionais”, já que a escola pública acolhe todos, sem distinção.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório