Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

2.ª fase dos exames fica marcada pela estabilidade nos resultados

O Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) defendeu hoje que os resultados dos exames e provas finais da 2.ª fase ficaram marcados pela estabilidade, no ensino secundário e por um peso maioritário dos alunos autopropostos, no 3. ciclo.

2.ª fase dos exames fica marcada pela estabilidade nos resultados
Notícias ao Minuto

18:42 - 04/08/15 por Lusa

País IAVE

Em comunicado enviado hoje, dia em que foram divulgados os resultados da 2.ª fase de exames nacionais do ensino secundário e provas finais do 3.º ciclo do ensino básico, o IAVE afirma que no caso dos alunos do 9.º ano, as notas médias "dizem respeito, maioritariamente, a alunos autopropostos".

Os alunos autopropostos são aqueles que se propuseram a exame sem estar matriculados à disciplina no final do 3.º período letivo ou que ficaram retidos por faltas, entre outras condições.

Quanto ao ensino secundário, o IAVE sublinha "a estabilidade" nos resultados dos últimos cincos anos na 2.ª fase dos exames nacionais, que o instituto refere ser usada pelos alunos como "segunda oportunidade para os alunos que não obtiveram aprovação na 1.ª Fase ou como tentativa de melhoria da classificação aí obtida".

No entanto, de acordo com os dados do IAVE, Biologia e Geologia, por exemplo, registaram variações nos resultados da 2.ª fase nos últimos cinco anos (2010-2015) entre os 10,7 valores de 2011 e os 7,9 valores de 2012, uma flutuação de quase três valores.

Física e Química também registou oscilações com diferenças de dois valores. Português foi a mais estável, com variações de quatro décimas.

Este ano a disciplina de Biologia e Geologia foi a que registou melhores resultados entre as que tiveram o maior número de provas na 2.ª fase dos exames nacionais, com uma média de 10,5 valores, mais de dois valores acima das notas de 2014.

No que diz respeito aos alunos internos, Português baixou a nota média face a 2014 em uma décima, de 9,8 valores para 9,7 valores, e Matemática A subiu para seis décimas, para 9,6 valores.

Os alunos do 9.º ano registaram médias negativas nas provas finais de Português e Matemática da 2.ª fase, mas a queda nos resultados é acompanhada de um significativo aumento no número de alunos que fizeram exames nesta fase.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório