Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Já se pode tirar um curso de graça. Basta estudar a sério

Instituições de ensino fazem aposta cada vez mais forte em prémios de mérito para alunos com notas acima da média, conta o Público.

Já se pode tirar um curso de graça. Basta estudar a sério
Notícias ao Minuto

20:48 - 02/08/15 por Notícias Ao Minuto

País Bolsas

A edição deste domingo do jornal Público traz o exemplo de Eduardo Dias, um licenciado em Física que não gastou um único euro no curso graças à sua média de 19 valores.

Eduardo estudou na Universidade do Minho e recebeu, durante os três anos de curso, uma bolsa de excelência que lhe pagava o valor das propinas anuais.

Este prémio, que foi instaurado pela insituição em 2012, existia apenas para alunos do primeiro ano mas entretanto foi alargado para todos os anos e até para mestrados.

A prática deste tipo de compensação tem-se tornado comum nas instituições de ensino públicas, embora ainda não seja generalizada. A ideia é trazer mais alunos , sobretudo para cursos com menor procura.

O Politécnico do Porto, por exemplo, oferece uma bolsa especial para trabalhadores-estudantes com bons resultados e bolsas para novos alunos que entrem na faculdade com média superior a 17 valores.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório