Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Hoje é notícia

A eurodeputada Ana Gomes realiza em Luanda uma conferência de imprensa para apresentar as conclusões sobre a sua visita à capital angolana.

Hoje é notícia
Notícias ao Minuto

06:22 - 01/08/15 por Lusa

País Agenda

O general angolano e dirigente do Movimento Popular de Libertação de Angola, Bento dos Santos "Kangamba" aconselhou sexta-feira a eurodeputada socialista Ana Gomes a dedicar atenção a Portugal, visitando antes o ex-primeiro-ministro português José Sócrates.

Considerado como um dos homens fortes na organização de massas do partido, o dirigente do MPLA falava em entrevista à agência Lusa, em Luanda, sobre a situação política em Angola, numa altura que Ana Gomes, crítica do atual regime, está no país para aferir do cumprimento dos direitos humanos.

A eurodeputada socialista está em Luanda a convite da Associação Justiça, Paz e Democracia e agendou para sábado uma conferência de imprensa para abordar as conclusões sobre a visita a Angola, que coincidiu com a realização, na quarta-feira, na capital, de uma manifestação de jovens ativistas que terminou com uma carga policial.

Ana Gomes está em Luanda na qualidade de membro do Parlamento Europeu e da subcomissão de direitos humanos da União Europeia e já admitiu, durante esta visita, ter ouvido "expressões de preocupação" sobre direitos humanos em Angola.

A sua presença em Angola tem sido duramente criticada nos últimos dias por figuras do MPLA, partido que suporta o Governo, e do próprio Executivo, que acusam Ana Gomes de ingerência nos assuntos internos do país.

"Andar de Portugal para Angola é longe, tem sítios na Europa que tem mais problema que Angola. Achamos que essa deputada tem que evitar de criar 'show' com os angolanos. Angola é um país independente há muito tempo, nós com Portugal somos irmãos", enfatizou o general "Kangamba".

Um grupo de cerca de 40 jovens ativistas manifestou-se na quarta-feira em Luanda para exigir a libertação de 15 outros elementos, detidos desde 20 de junho por alegada tentativa de golpe de Estado.

Têm sido apontados publicamente, em termos nacionais e internacionais, como presos políticos, por alegarem que apenas discutiam política, uma tese que o dirigente do MPLA rejeita.

Hoje, também é notícia:

DESPORTO

O ciclista espanhol Gustavo Veloso (W52-Quinta da Lixa) deverá ter um dia tranquilo na liderança, na ligação de 172,2 quilómetros entre Boticas e Fafe, da terceira etapa da 77.ª Volta a Portugal.

Tal como em 2014, ano em que venceu a prova rainha do calendário velocipédico nacional, Gustavo Veloso vestiu a camisola amarela no alto do Larouco, sucedendo ao belga Gaetan Bille (Verandas Willems), e parte para a terceira tirada com três segundos de vantagem sobre o colega e amigo Delio Fernández e seis sobre o português José Gonçalves (Caja Rural).

SOCIEDADE

Os escritores José Eduardo Agualusa e Rosa Montero estão hoje à conversa no Cine Teatro Avenida, em Castelo Branco, no âmbito do projeto "Viagem literária".

Esta é a quinta etapa do projeto iniciado no passado dia 25 de Abril, em Bragança, e que consiste na apresentação de dois escritores, à conversa com o jornalista João Paulo Sacadura, em sessões abertas ao público, que também pode intervir.

A conversa na capital da Beira Baixa está marcada para as 21:30 e, sobre a mesa, "estarão temas da atualidade, os livros e a literatura, e também as viagens protagonizadas por estes dois escritores", disse à Lusa fonte da Porto Editora.

Depois de Castelo Branco, a "Viagem literária" segue no dia 20 de setembro para Portalegre, com a participação de Teolinda Gersão e Valter Hugo Mãe.

A Semana Internacional de Piano de Óbidos abre hoje, com um concerto do Grupo Vocal Olisipo, com obras do compositor alemão Johannes Brahms, e encerra no próximo dia 13, com um recital do pianista Artus Pizarro.

O austríaco Paul Badura-Skoda, a portuguesa Manuela Gouveia, o brasileiro Luiz de Moura Castro, o russo Boris Berman, o japonês Jun Kanno, e o espanhol Josep Colom são os restantes pianistas que vão apresentar-se em Óbidos, sustentando as diferentes iniciativas do festival.

Para o encerramento da iniciativa, o português Artur Pizarro escolheu obras de Schumann, Brahms e Kreisler/Rachmaninoff.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório